Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

sábado, 29 de setembro de 2007

As mudanças de comportamento dos jovens nas últimas décadas


A juventude é um tempo propício para pensar e refazer conceitos, sonhar e desbravar um novo mundo. Neste período o jovem sofre muita influência do contexto no qual está inserido, principalmente nos aspectos ideológicos e comportamentais. A mudança no contexto social, político, cultural, etc., também implica mudança de mentalidade e de comportamento da juventude de forma geral.
A década de sessenta foi notadamente caracterizada pela euforia e "rebeldia" juvenis. O mundo passava por um momento muito crítico da sua história. Palavras como: "alienação", "repressão", "conscientização", "liberação", etc., estavam na moda. Os jovens participaram dos acontecimentos com uma intensidade nunca vista antes na história, num contexto onde muitas mudanças estavam acontecendo nas áreas da tecnologia, da moda, dos comportamentos, da economia e da situação política internacional, onde era perceptível o grande dualismo entre o socialismo e o capitalismo.
Com o predomínio do sistema capitalista sob o socialismo, os jovens foram perdendo a consciência de sua fundamental importância no cenário social e político, estando presos ao que passou a ser oferecido pelo capitalismo. Dessa forma muitos passaram a olhá-lo como bom, importante e atrativo. Esse pensamento gerou e gera uma reação meramente passiva diante dos problemas sociais oriundos desse sistema.
O jovem de hoje está muito mais interessado em acessar as salas de bate-papo da internet, ouvir as músicas de sua banda preferida, sair com os amigos para as festas, assistir as novelas e os programas de entretenimento na televisão, etc., do que engajar-se em movimentos que lutem pela promoção da justiça e da dignidade humana e que favorecem a harmonia e a solidariedade entre as nações. Com isso ele está cada vez mais propenso a desviar sua atenção de assuntos sociais, políticos, econômicos e filosóficos.
As mudanças no contexto social ocorridas nas últimas décadas modificaram bastante os comportamentos e as formas de pensar dos jovens. Infelizmente essas transformações resultaram na falta de compromisso e responsabilidade social dos mesmos, o que demonstra a grande vulnerabilidade a que estão sujeitos no tocante às características do seu tempo.

6 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online.Emily Nascimento

Loany disse...

Olá,ótima matéria, parabens!!

Daniel Pires disse...

bAH muito bom esse site precisava fazer um trabalho sobre o comportamento dos jovens em 1600 e atualmente e eu nao achava em nenhum lugar,obrigado pela ajuda!!!

Anônimo disse...

Espero que o senhor tenha engolido suas palavras durante a época dos protestos. Os jovens que desviam "a atenção de assuntos sociais, políticos, econômicos e filosóficos..." são aquelas que a mídia prefere mostrar nos seus programinhas etc... Essa imagem de que o jovem perdeu a preocupação com o mundo é extremamente equivocada, e a mesma existe porque é mais cômodo apontar os defeitos de uma pequena parcela do que analisar uma geração como um todo.

Debora Bezerra disse...

Muito bom...PARABÉNS

Debora Bezerra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.