Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

sábado, 29 de setembro de 2007

Início do processo de confecção da bíblia

Há cerca de 1250 anos antes de Cristo vir ao mundo, um povo havia se formado junto a civilização egípcia eram os chamados hebreus. Viveram mais de 400 anos sendo escravizados e muito humilhados pelos povo do egito. Até o feliz dia em que Deus chama Moisés e lhe dá a missão de libertar-los.
Miraculosamente o povo ao atravessar o Mar Vermelho é liberto e a partir daquele momento vão formar uma nação, na terra que tinha sido prometida a eles por Deus, a terra de Canaã ou Israel. Lá começaram a se organizar nas questões religiosas, políticas, culturais, etc. Estavam divididos em 12 tribos,eram como que estados independentes, mas que tinham traços comuns. Possuiam um Juiz, que era também um chefe militar para defender o povo em questões de perigo. o último Juiz foi samuel que sagrou como rei Saul, o seugundo rei foi Davi, depois Salomão seu filho e asssim foram surgindo vários reis. É a chamada monarquia em Israel. Israel não era um país isolado e único mas vivia em meio a outros e sofria inflências deles, houveram tempos de muitas invasões e guerras, assim como acontece até hoje. Tudo isso mostra que a vida desse povo não foi fácil, enfrentaram muitas dificuldades em todos os setores da vida. Esse é o resumo da história do povo que escreveu a bíblia. Cheia de altos e baixos. Até antes do reinado de Salomão não tinha sido escrito nada do que está na palavra de Deus. Essas histórias da libertação e formação do estado de Israel eram passadas de boca em boca, de pai para filho, é isso mesmo que você ouvio: eles contavam as histórias uns para os outros de forma oral. E a própria bíblia deixa claro isso em várias partes, veja só:
"Ó Deus, ouvimos com nossos próprios ouvidos: nossos pais nos contaram, a obra que fizestes em seus dias, nos tempos de antanho" (Sal 43,2).
"O que ouvimos e aprendemos, através de nossos pais, nada ocultaremos a seus filhos, narrando à geração futura, os louvores do Senhor, seu poder e suas obras grandiosas." (Sal 77,3-4).
Você poderia perguntar: "E como esse povo conseguia lembrar tudo isso?" É aí onde percebemos duas coisas: primeiro: não esqueciam porque tudo isso lhe chamava muito a atenção e segundo: percebemos aí a presença forte da ação de Deus.

Nenhum comentário: