Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

sábado, 29 de setembro de 2007

Perguntas do internauta

1. Como a necromante que evocou samuel conseguiu se comunicar com ele...
A prática de evocar os mortos é bem antiga. A civilização egípcia desenvolveu sua cultura religiosa em torno do que pensavam sobre o além. A religião egípcia teve repercusões e influências também em outras civilizações da antiguidade. Por isso a bíblia nos mostra que Javé estava preocupado em fazer com que o povo de Israel não se "contaminasse" com essas crenças e práticas. Daí o porquê que o próprio Saul mandou expulsar todas as necromantes e advinhos do meio dos israelitas (I sam 28, 9). Inicialmente a necromante finge não saber que se tratava de Saul, porém depois que ele jurou não puni-la é que ela diz que ele havia ocultado a sua verdadeira identidade.Samuel quando vivo era bastante conhecido. Agora vamos, junto com o texto bíblico, refletirmos criticamente:
*A necromante salientou as características físicas de Samuel, coisa que todo mundo sabia, inclusive ela.
*Ela afirma vê samuel subindo em direção a superfície terrestre. De fato na cosmovisão do povo de Israel eles acreditavam que existia um lugar, chamado XEOL, em baixo da terra, onde quem morria ficava dormindo lá. Claro que hoje sabemos que abaixo da superfície terrestre existe apenas o manto e o núcleo, significando dizer esse lugar não existe, era algo que simplesmente fazia parte da cultura do povo. Então samuel não estava subindo coisíssima nenhuma!
*Segundo a necromante samuel demonstra que estava dormindo, ou seja, faz alusão a cultura do povo.
*Depois, tudo o que a necromante falou já era sabido por todos: "vc não será mais digno do trono por que foste infiel a palavra de Deus..."
Por estes pequenos pontos percebemos que não houve comunicação entre Samuel e a necromonte. Ela inventou tal visão. Vale a pena lembrarmos que ela ganhava dinheiro com isso!!!
Nunca esqueça querida Joelma: A bíblia é a palavra do Deus do povo na linguagem do povo de Deus. A linguagem de Deus não falha, mas a do homem é limitada.
2. Houve possibilidade de salvação para as pessoas que viveram antes de Jesus...
Sim. Por que Jesus nunca disse que a salvação só viria por meio dos cristãos ou dos israelitas, mas sim para aqueles que cumprissem a vontade de Deus (Mt 7, 21). Abraão, Moisés, Elias e muitos outros não eram cristãoas, mas fizeram a vontade de Deus. Existiam religiões, na antiguidade, que orientava o povo a fazer o bem, o que era importante...
Vale a pena dizermos que Jesus desaceu a mansão dos mortos, como que dizendo: a salvação também chegou para vocês!!!

Nenhum comentário: