Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

sábado, 29 de setembro de 2007

Perguntas sobre a bíblia


1. Como é que os autores bíblicos conseguiram escrever se naquele tempo não existia papel e caneta?
Esta é uma boa pergunta! Realmente o papel, por exemplo, foi uma descoberta do século XV depois de Cristo. Mas na época em que a bíblia começou a ser escrita existia, dentre outros, dois materiais pricipais: O papiro e o pergaminho. O papiro já era conhecido no egito 3.000 anos a.C. É uma planta que nasce na água em lugares quentes, é cortada em tiras, depois de um processo de alisamento era transformada em rolos e depois em espécies de livro. Nele se escrevia com penas ou pincel. O pergaminho foi feito pela primeira vez na cidade de Pérgamo, era feito do couro de alguns animais pricipalmente de ovelhas e cordeiros. Depois de seco era preparado para a escrita tembém em forma de rolo. Muitos livros da bíblia foram escritos nesse material, inclusive São paulo faz referências a ele na segunda carta a Timóteo capítulo 4 versículo 13. Ainda existiam outros materiais em que a bíblia foi escrita como as tabuinhas de argila, chapas de pedras, charros de cerâmicas,etc. Com certeza também estes materiais foram usados na confecção da bíblia.

2. Em que línguas a bíblia foi escrita?


Saber as línguas que a bíblia foi escrita é importante por que nos faz entender muitas coisas que os autores quiseram nos transmitir, originalmente!
Ela foi escrita em 3 idiomas: Hebaico, Aramaico e Grego. O Hebraico é a língua em que foi escrito a maioria dos livros do Antigo Testamento! Eta é uma língua que passou por sucessivas mudanças no tempo em que a bíblia estava sendo escrita. E estas mudanças se refletem nela. O mais antigo documento escrito nesta língua é o calendária de gazer, por volta do século X a.C. O aramaico é a língua-irmã do hebraico semelhante na escrita e na pronúncia. O povo da bíblia começou a falar esta língua a partir da invasão dos habitantes da babilônia a terra de Judá por volta do ano 587 a.C. Pouquíssimas partes do Antigo Testamento foram escritas nesta língua. O Grego é a terceira língua em que a bíblia foi escrita. Todo o novo testamento foi escrito em Grego e apenas alguns livros do Antigo Testamento chegaram até nós nesta língua são eles: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Baruc, Sabedoria, Eclesiástico, partes do livro de Daniel e de Ester.

3. Por que a bíblia dos evangélicos tem 7 livros a menos que a nossa?
Já vimos em que línguas a bíblia foi escrita, isso ajuda-nos a entender por que na bíblia deles faltam 7 livros: A grande maioria do AT foi escrito em Hebraico e Aramaico e novo, todo ele, foi escrito em Grego. Mas há alguns livros do AT que foram escritos em grego e chegaram até nós depois, por isso são chamados de deuterocanônicos, ou seja, escolhidos através de um segundo cânom. São eles: Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, Tobias, Judite, I e II Macabeus e ainda alguns trechos do livro de Deniel e de Ester. Agora um questionamento se para eles o Grego é língua inspirada para o Novo Testamento por para o Antigo não? Por isso a Igreja católica os conservou pois a língua não é tão importante quanto o conteúdo deles.

Nenhum comentário: