Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

sábado, 29 de setembro de 2007

Perguntas sobre Maria



1. A Igreja ensina que Maria é onipresente?

Onipresença, Onisciência e Onipotência são características EXCLUSIVAMENTE de Deus! A Igreja Não prega que Maria é Onipresente. O que deve ficar muito claro é que qualquer fiel pode pedir a sua intercessão em qualquer lugar do mundo! Por uma única via: A ORAÇÃO. Seria como quando alguém, estando em outro país, por exemplo, precisa entrar em contato com uma pessoa que está aqui na Brasil: para manter contato esse alguém precisará, por exemplo, de uma linha telefônica, não será preciso a presença física do brasileiro o telefone os tornam próximos, mesmo que estejam muito longe! A oração se faz como essa linha que nos liga a nossa mãe Maria, em qualquer lugar do planeta!

2. Maria pecou e é a nova Eva?

De fato Maria nunca pecou e é a nova Eva! Primeiro não nasceu com a mancha do pecado original (Dogma da Imaculada conceição) que é uma propensão ao pecado. Foi o anjo que disse “Ave Cheia de Graça.” Maria sempre foi cheia da graça de Deus, por tanto não havia espaça para a “desgraça” do pecado, pois ela estava cheia de Deus. O pecado nada mais é do que um não ao projeto de Deus. E qual foi a resposta de Maria? Sim, mas não foi um sim de momento. Foi consciente e permanente! Enquanto humana Maria poderia ter pecado, porém a bíblia é muito clara ao dizer que Maria encontrou graça diante de Deus. O fato de não ter pecado não foi algo simplesmente humano, mas uma intervenção divina (CIC). Ela foi a nova Eva por que a primeira tornou-se velha pela infidelidade a Deus. Pela primeira veio o pecado, enquanto pela segunda veio a salvação! Assim como por uma mulher veio a condenação, também sob o beneplácito de uma mulher veio a salvação!

3. Por que Maria é porta para o paraíso?

Claro que a expressão “porta para o paraíso” é apenas uma linguagem figurada e humilde de Maria mostrar o seu lugar no projeto de Deus! A porta não é lugar. Mas dá acesso a ele. Quem fica parado na porta não entra. Ou quem fica criticando a porta nunca entrará no lugar a que ele introduz, porque o orgulho não deixa! É PRECISO TOMARMOS MUITO CUIDADO COM O FUNDAMENTLISMO BÍBLICO!

4. Por que Maria pede para construírem santuários em sua homenagem?

Um santuário é um lugar privilegiado para contarmos com as bênçãos de Deus e adorarmos a ele! Desde o tempo de Salomão comprovamos esta realidade! Por isso nada mais salutar que o incentivo à construção destes lugares sagrados. Agora o fato de o santuário ser construído em homenagem a Maria, significa que de uma forma toda especial que ali é um ambiente propício a intercessão de Maria e próprio para o fortalecimento da devoção a ela! O que é importantíssimo na medida em que as pessoas louvam aquela que tem o dom de nos levar ao coração do pai! Maria é também como uma seta: não chama a atenção para si, mas indica um caminho! Ao Falar na construção de santuários, insistência na oração do terço, etc. ela mostra que precisamos desenvolver bem a nossa espiritualidade, afim chegarmos à santidade.

5. O que pensar sobre a mídia protestante que aborda assuntos como as parições de Maria?

Na Idade Média o mundo ideológico era liderado pelo teocentrismo. Deus estava acima de tudo e era todas as respostas. No período moderno com a valorização da razão, o homem se coloca como centro. Somente sua capacidade de pensar o levaria a verdadeira felicidade. Era o chamado antropocentrismo. Porém a sociedade pós-moderna é movida por uma mistura da fé, da razão, mas sobretudo da emoção. Tudo que emociona é bom e bonito. Na era da informática, da televisão, da globalização, etc. O segredo para chamar a atenção das pessoas é emocioná-las. Chegamos a tal ponto que não é preciso mais repetir várias vezes uma mentira para que ela se torna uma verdade, basta veicularmos ela uma vez pela mídia impressionando as pessoas que passará a ser uma verdade inquestionável. É a ditadura da propaganda. Na religião isso funciona muito bem quando se fala sobre o fim do mundo, o inferno, aparições, o apocalipse, etc. Essas coisas existem, mas não da forma como são apresentadas pela mídia, principalmente a protestante, e sim como ensina a doutrina da Igreja. No DVD a emoção do telespectador é trabalhada através das trilhas sonoras de suspense, dos ambientes, que na sua maioria, sugerem medo e expectativa, além dos efeitos visuais que mostram fenômenos apocalípticos. Será que não é possível mais falar de religião ou manifestações religiosas sem apelar para subterfúgios como emocionalismo barato e fantasias? Se as Igrejas evangélicas buscam um Deus que se manifesta no espetacular, não pensem que nós católicos buscamos a Deus da mesma forma, pois sabemos que ele está presente na vida e na história do ser humano, não apenas na sua mente!

6. É verdade que quem aparece não é Maria, mas sim a “rainha dos céus” (Jr 7, 18) ?

É inegável que assuntos que envolvem aparições, manifestações divinas, etc. chamam muito a atenção das pessoas e as convencem muito rapidamente, até mesmo antes da Igreja se pronunciar. Por isso é preciso deixar claro que o fato de aparecer alguém na televisão dizendo que viu um anjo, Jesus, Maria ou outros santos não significa que Igreja se pronunciou a respeito, até porque ela está muito mais preocupada com a catequese do que com o espetacular. O termo “Rainha do céu” é citado apenas uma vez na bíblia: Jr 7, 18. Esta rainha era uma figura mística da Babilônia e o culto a ela muitas vezes repercutia na Palestina o que provocava a Ira de Deus. Também era deusa do amor e chamada de Ishtar, segundo o Historiador Gilberto cotrin. O babilônios, como os mesopotâmicos de forma geral, eram politeístas. Hoje sabemos muito bem que não existem vários deuses e que por tanto os povos politeístas viviam enganados e se era engano a suposta Rainha dos céus também não existia, significando dizer que jamais pode ser ela que aparece ou então estaríamos dando cabimento a acreditar que os mespotâmicos estavam certos, contrariando assim a bíblia e negando a própria existência de Deus!


7. Alguns dizem que não é Maria que aparece nas aparições aprovadas pela Igreja, mas sim o demônio. O que dizer sobre isso?

Pelas orientações de Maria nas aparições, vejamos se realmente são manifestações demoníacas:
*Você acha que o demônio:
-Diria que a solução para as famílias obterem a paz seria insistindo na oração do terço, onde contamos com a intercessão daquela que pisou na cabeça da serpente;
-Levaria muitas pessoas a se encontrarem profundamente com Deus;
-Espalharia a devoção mariana a muitos países de diversos continentes;
-Incentivaria os fiéis a seguirem os ensinamentos da Igreja Católica, fundada por seu maior inimigo: JESUS CRISTO;
-Levaria os fiéis a comungarem constantemente do corpo e sangue de Cristo;
-Mandaria construir santuários a mãe de Deus;
Penso que não!!!

8. Por que também podemos nos salvar confiando em Maria?

Pensemos bem: Jesus já veio trazer a salvação para este mundo, mas nem todos a acolheram. Vemos então que o alcance da salvação exige todo um processo, lutas, renúncias, etc. Ninguém pode considerar-se salvo simplesmente por que diz acreditar em Jesus, pois a concepção de acreditar ou ter fé hoje em dia infelizmente se resumiu em dizer que acha que determinada realidade existe, não é algo que compromete a pessoa! Neste sentido Confiar em Maria não significa depositar a centralidade da nossa fé nela, darmos credibilidade às suas palavras, pois todas elas nos levam ao encontro com o Cristo. Basta lermos João capítulo 2 versículo 5: “Façam tudo o que ele vos disser.” É óbvio que se as palavras de Maria nos levam a Jesus, comprometer-se com ela é comprometer-se com o Javé que salva.

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo site. Tirou muitas dúvidas minhas e me incentivou a estudar mais!

Thais disse...

O que vc me diz sobre o que está escrito em 1 Timóteo 2:5 : "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus". E quando Jesus diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim".
Porque orar para Maria?
Se ela não é unipresente, então é mais fácil eu ganhar na loteria do que ter uma oração ouvida por ela. E se ela ouvir... Pq pelo que está na bíblia o único que subiu aos céus foi Jesus.
Maria, é santa sim, e foi usada para trazer Jesus a vida. Mas não é para ser adorada. Ela teve outros filhos e pecou sim, pois a bíblia diz que o único que não pecou foi Jesus e não cita o nome de Maria.
Sigam a verdade que é Jesus e não Maria!!!!

Anônimo disse...

VC está certa Taís. Jesus é o único caminho ao pai, e é a VERDADE. Nada do que vc falou foi novidade a nós, católicos, não sei porque insistem em chover no molhado. Adoramos apenas a Deus, seguimos apenas a Jesus, e caminhamos lado a lado com Maria, sua mãe, que foi ouvida em suas preces por diversas vezes, e a temos como exemplo de confiança em Jesus ("façam tudo o que ele disser", como nas bodas de Caná). Não vejo problema algum em tê-la como exemplo de aceitação e confiança, pedindo sua intercessão, tal como pedimos a outras pessoas que rezem por nós AQUI NA TERRA, pessoas essas que tbm não subiram aos céus, mas podem muito bem interceder por nós... Engulam esse ódio e discórdia que têm, pois Jesus tbm não ensina isso. E procurem também conhecer melhor doutrinas antes de criticarem, pois o julgamento do ÚNICO Deus será tal qual vcs o fazem nesse mundo. Fiquem com Deus.

Anônimo disse...

NÃO INVOCAR OS MORTOS, ACHO QUE ISSO SERVE PARA TODOS OS QUE MORRERAM, NO ENTANTO JESUS VIVE SEMPRE E ETERNAMENTE, MORREU MAS RESSUCITOU E É O PRIMOGÊNITO DOS MORTOS, TUDO O QUE PEDIRMOS, QUE PEÇAMOS EM NOME DO SENHOR JESUS E NÃO DE MARIA... TENHO MUITO A GANHAR INVOCANDO O NOME DE JESUS E DO ALTÍSSIMO, TENHO CERTEZA QUE NÃO PERDEREI MINHA SALVAÇÃO NISTO NO ENTANTO, INVOCAR OS MORTOS AÍ SIM TENHO A PERDER POIS A BÍBLIA OU SEJA A PALAVRA DE DEUS CONDENA TAL PRATICA, CÉUS E TERRA PASSARÃO MAS AS SUAS PALAVRAS NÃO PASSARÁ....
carlos_medeiros1@hotmail.com

Anônimo disse...

QUEM INVOCA MORTOS É O ESPIRITÍSMO, MAS NÓS SOMOS CATOLICOS APOSTOLICO ROMANO É COMPLETAMENTE DIFERENTE É INTERESSANTE COMO VCS PROTESTANTES UTILIZAN TANTO A SOLA SCRIPTURA, MAS Ñ CONHECEM NADA SOBRE ELA. ALÉM DO MAIS DOGMA Ñ SE DISCUTI, SE ACEITA E SE VIVE. NÓS CATOLICOS ESTAMOS TÃO FELIZES COM OS NOSSOS DOGMAS, AGORA OS INCOMODADOS QUE ESTUDEM PROFUNDAMENTE SOBRE ELES ANTES DE CRITICA-LOS.

Rejane Resende Parreira e Jose Guilherme de Souza Petersen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OLÁ PESOAL
GOSTARIA DE SABER PORQUE A DEVOÇÃO A NOSSA MÃE MARIA INCOMODA TANTO ÀQUELES QUE NÃO GOSTAM DELA. MEU DEUS! A FÉ EM MARIA É PARA OS CATÓLICOS. E PRONTO! NINGUÉM PRECISA ADERIR A ELA SE NÃO QUER!
RESPEITO MUITO A CRENÇA DE TODOS OS IRMÃOS.
PERCEBO QUE NOSSA FÉ CATÓLICA NUNCA DEIXOU DE INQUIETAR AS PESSOAS QUE COMUNGAM DE OUTRA FÉ.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS VOCÊS QUE NÃO GOSTAM DE NOSSA MÂE DO CÉU. MAS NÓS A AMAMOS MUITO.
ABRAÇO A TODOS