Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

sábado, 29 de setembro de 2007

Tipos de leitura que as pessoas fazem da bíblia


A leitura misticista:
Leitura misticista faz quem usa a bíblia como uma bola de cristal e por isso quando está com ela na mão acha que detém todo o conhecimento, do passado, presente e futuro.
“- Há um tempo atrás no ano de 1816, o fundador da Igreja Adventista, Willian Miller fez uma previsão sobre o fim do mundo, usando uma citação bíblica do livro de Daniel capítulo 8, 5-14, justificar o seu discurso. Nesta citação, nos versículos 13 e 14, lemos o seguinte”:
Ouvi um santo que falava, a quem outro santo respondeu: “Quanto tempo durará o anunciado pela visão a respeito do holocausto perpétuo, da infidelidade destruidora, e do abandono do santuário e do exército calcado aos pés? Respondeu: Duas mil e trezentas noites e manhãs. Depois disso o santuário será reestabelecido”.
- Esses dois mil e trazentos dias, foram interpretados por ele como sendo 2.300 anos. Ele considerou como início para esta contagem o ano do retorno de um personagem bíblico chamado Esdras, a cidade de Jerusalem, no ano 457 a.C. Assim diminuindo 2.300 por 457 dá o ano 1843. o suposto ano previsto por ele.
- “Povo de Deus convertam-se eu sei o período em que vai se dar a grande destruição e a bíblia confirma tudo isso! será entre as seguintes datas: 21 de Março deste mesmo ano 1843 e 21 de Março de do próximo ano, se não mudarm de vida irã para o inferno ainda este ano!”

Agora é com você, você acha que realmente podemos fazer isso da bíblia? Jesus disse que nem ele sabia esta data e esse irmão tentou encontrá-la. Conseguiu? Não! Por esta situação também passam aqueles fazem da palavra de Deus um livro meramente misticista! Cuidado! Isso pode ser mais sério do que imaginamos.

A leitura violenta:
Esta é uma das mais perigosas! Estamos cansados de ver várias pessoas usando a bíblia como uma espada, não que atinge a divisão da alma e do corpo das juntas e medulas, mas que ameaça, maltrata e fere os semelhantes. Jesus disse quem mata pela espada pela espada vai morrer. Assim também acontece com aqueles que usam a bíblia de forma violenta, por esta mesma lei serão corrigidos!
“Aqui ó Jesus falou da crença de vocês, impuros quando disse: Raça de víboras, hipócritas por fora estam limpos mas por dentro está toda espécie de podridão.”
“Bem-aventuradosos mansos por que possuirão a terra”.
Esta é a posição de Jesus diante daqueles que fazem isso com a sua palavra, tom de agressividade e violência soam mal em qual quer lugar que você for neste planeta!!!

Tipos de Leitura que as pessoas fazem da bíblia

A leitura fundamentelista:
Leêm de forma fundamentalista a bíblia aqueles que a interpretam ao pé da letra. Vê as coisas ao pé da letra é como uma pessoa que diz: "eu já lhe falei mil vezes pra não fazer isto" e o outro acha que realmente a pessoa falou mil vezes! Veja mais um caso:
"Então Pedor se aproximou dele e disse: Senhor quantas vezes devo perdoar, a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete."
Ao ler esta passagem, com toda certeza, o fundamentalista decidirá andar com uma caderneta na mão anotando o total de vezes que ele perdôa os irmãos, até chegar ao valor de 490 vezes que é o resultado da conta que Jesus falou. é uma pena que tem muita gente que ainda não amadureceu em relação a palavra de Deus! Como dizia São Paulo quando eu era criança eu falava como criança mas depois que cresci ajo como tal. quem lê a bíblia ao pé da letra ainda não amadureceu o suficiente pra entender a essência das coisas mas se prende na formalidade.

A leitura esotérica:
A bíblia é lida de forma esotérica quando as pessoas fazem dela um livro de palavras mágicas ou um objeto de superstição. Tem muita gente que acha que vai ser curado ou beneficiado se disser algumas palvras da bíblia. Ou que vai receber um grande castigo por que não leu determinada passagem. Para estes a bíblia não passa de um meio de escravidão e perigo que pode levar a pessoa a ruína.
"Dona Maria está passando por um momento muito difícil na sua vida, ela perdeu, ressentemente o marido, mora só, está devendo muito e tem complicações clínicas, está ficando cada vez mais depressiva. Até que teve a feliz idéia de ir buscar conforto lendo a bíblia! Só que a nossa amiga cometeu um erro muito sério, leu a bíblia de forma esotérica: Ai meu Deus desse jeito num dá mais pra ficar não, vou vê o que é que o Sinhô tem pra me dizer hoje: E judas foi se enforcar? ôxente! por que é que Deus tá me dizendo isso? não isso aqui num pode ter sido Deus não! Peraí que eu vou abrir outra: Vai tu e faze o mesmo!"
Que pena! Assim como ela existem muitas pessoas que fazem isso todos os dias! A bíblia não foi feita para as pessoas fazerem dela o que quer, mas para ser luz para nós, sendo luz nos faz olhar para a realidade e não nos prender a fantasias.

Nenhum comentário: