Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Dez passos para que você leia e compreenda a palavra de Deus


1°: Faça-se em mim segundo a tua palavra: Chamamos de leitura orante da bíblia, a leitura feita em atitude de oração. Neste caso não fazemos um estudo da bíblia, mas escutamos a voz do Deus que fala! Como heli disse para Samuel: Quando o Senhor falar com você, diga: Fala Senhor que o teu Servo escuta” e depois disso falamos como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor”.

2°: Pedir o Espírito Santo: Foi Jesus quem falou: Pedi e recebereis. Pedir o Espírito Santo é um sinal de humildade. Maria se colocou como serva por que era humilde e por isso estava completa da graça do Espírito Santo. Sem ele não dá pra ententder a palavra por que foi ele mesmo que inspirou os autores para escrever. Peça-o e ele virá.

3°: Criar um ambiente de recolhimento: Com o seu próprio testemunho Jesus nos ensinou isto: “De manhã tendo-se levantado, muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração”. O ambiente é muito importante para quem quer ler orando com a bíblia, procure um lugar confortável e que faça você entrar em sintonia com Deus.

4°: Receber a bíblia como o livro do cristianismo: Ao abrir a bíblia você estará, você estará abrindo um livro que não é seu, mas da comunidade. Você estará entrando na espiritualidade e na história do povo de Deus. Por isso mesmo estando só, mas ao tempo estará em companhia com as realidades de muita gente que ao seu modo encontraram Deus. Encontre-o também.

5°: Ter uma correta atitude de interpretação da bíblia: Só vou entender a mensagem quando interpretá-la bem. Para isso é preciso seguir 3 passos: a leitura, a meditação e a oração. Fazendo isto você estará contermplando a palavra. A leitura é para você investigar o que o texto quer lhe dizer. A atenção nesta hora é fundamental, leia cuidadosamente para compreender bem o que o texto lhe sugere. A meditação: Fará com que você questione o texto, comparando-o com a sua vida. Assim perceberá que a palavra de Deus está muito perto de ti, está na tua boca e no teu coração para que a ponhas em prática (Dt 30, 14). E a oração: Deus falou com você, a oração é diálogo, ou seja você também precisa falar. Reze, louve, suplique é a sua vez de falar e ele sabe respeitá-la muito bem.

6°: Colocar-se sob o julgamento da palavra para melhor chegar a contemplação: Olhar pode ser apenas um direcionar de olho, ver é perceber conhecer a partir do que foi visto, mas contemplar vai além, por que quer dizer enxergar aquilo que os olhos não vêem. Fazer isto com a bíblia é o segredo para mudar de vida. Precisamos saboreá-la.

7°: Procurar por todos os meios que a interpretação seja fiel: Siga mais 3 passos: Confronte-a com a fé da Igreja. É preciso a artir dela olhar para a reaidade dasua comunidade por que senão você não seu sforç nãolhe levará para lugar nenhum. Confronte-a com a realidade: O que você pode fazer para cntribuir na mudança do homem, do meio em que você vive, etc.? Olhe ao seu redor e aja. Confronte-a com a interpretaçõ da Igreja: Nunca a leve ao pé da letra, mas veja além do que está escrito, perceba o seu sentido espiritual.

8°: Imitar o exemplo de São Paulo: Paulo fo um grande intérprete a palvra de Deus. Isto por que soube fazer dela uma luz para os seu passos. A exemplo dele lembre-se: -Embora a bíblia tenha sido escrita há muito tempoo mas Deus fala pra você. – Jesus é o centro da bíblia, sempre precisamos lembrar de sua pessoa. – Misture o eu e o nós, nunca só o eu e nunca só o nós.- Tenha presemte os problemas da sua vida pessoal e familiar, do seu grupo, do movimento em que você participa, da Igreja, do povo a quem você pertence e serve; era assim que Paulo relia e entendia a bíblia: a partir dos problemas do povo das comunidades por ele fundadas.

9°: Descobrir na bíblia o espelho do que vivemos hoje: Ela é a boa nova por que mesmo tendo sido conclida há muito tempo o seu conteúdo se faz atual e interessante desde que façamos dela um roteiro de vida.
10°: Interpretar a vida com a juda da bíblia: Depois que você leu meditou e interpretou a bíblia chegou a ora de interpretar a partir dela a vida, em seus mais diversos sentidos. Não esqueça: a bíblia é uma luz que ilumine toda a nossa vida. Agora veja bem: Ao estar em um quarto escuro quando você acende a luz ela não vai dizer :”Olhe aqui é a cama, ali está o guarda-roupa e ali a porta”. É preciso que você veja com seus próprios olhos, voê acendeu apenas uma luz. É isso que acontece com a palavra: Ela não diz: “Olhe vote naquele candidato, Quando beber não dirija, leve seus filhos pra escola. Você precisa ver. Ela está lhe iluminando mas não olha por você. Olhe, julgue, reflita ela estará pertinho de você.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei este texto, principalmente quando se fala em interpretação, na literatura em geral, dizemos que o "texto" "fala", já na Bília é DEUS que nos fala, nos orienta, o pedido de iluminação ao e pelo Espírito Santo é imprescindível pois renova-se a fé, instrumento de ligação humano-divina!! Parabéns! Jair, pois é dessa maneira, sem radicalismos ou imposições, que espalhamos A BOA NOTICIA!!! Deus te dê graças!! Abraço! do amigo Ivan Nascimento.

lucas ferreira cabo disse...

Ola , achei muito aforçado cheio de desculpas para UMA idolatria desfarçada de (Iper)dulia a uma maria que não é ela a Mãe de jesus. a sempre Santa Maria que eu vejo na bíblia não pediaria sautuarios para ela ,mas sim para seu filho Jesus cristo.ela nunca tomou espaço na propria bíblia, porque ela agora seria o centro da atenção dentro da igreja .no tocando A IGREJA de cristo não é uma denominação apostata da fé, mas sim aquele que ADORA ao unico que é digno de todo louvor, gloria, DEVOÇÃO, honra e majestade pra sempre, amem!!!, ao Deus Triuno O Pai, O filho E o Espírito Santo que é gestor da igreja de cristo ate sua volta. Observação:Maria sempre será lembrada por mim como um serva exemplar de submição a Deus e agraçaciada pela sua infinita misericordia ,pois ela deu a luz a quem a salvou JESUS CRISTO ,SENHOR NOSSO , VOSSO SENHOR E SENHOR DE TODOS O QUANTOO INVOCAR.