Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Por uma catequese mais sólida!!!

Uma das dimensões mais significativas da Igreja é da catequese. Através dela tentamos identificar as bases e os fundamentos da nossa fé. Essa foi uma preocupação séria de Jesus em relação aos seus ouvintes. A Igreja desde sua origem também se preocupa com a formação catequética dos seus fiéis.
Agora o grande desafio para nós, cristãos do século XXI, é encontrarmos as formas mais adequadas para que, como catequistas, possamos “ensinar o Cristo.” Para isso nada melhor do que nos inspirarmos em Jesus. Ele falava com o povo utilizando métodos que trazem caráter atemporal, são muito válidos, por tanto, também para nós hoje.
Jesus conhecia muito bem para quem estava falando, sabia que muitos eram falsos, outros carregados de enfermidades, outros sem fé e etc. Por isso soube catequizar bem! As pessoas ficavam impressionadas com a as suas palavras. Simples, mas profundas.
O catequista deve, em primeiro lugar, saber para quem fala. Sabendo o perfil do seu interlocutor ele deve aplicar a sua metodologia. É impensável exigirmos uma maturidade de um adulto a uma criança. E também tratarmos adultos ou adolescentes como crianças.
É importante sabermos que o catequista também é profeta, pois anuncia e denuncia. Mas não pode fazer uma catequese de qualquer jeito. Precisa “ensinar o cristo” com pedagogia, espiritualidade e amor!

Nenhum comentário: