Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Análise do DVD evangélico: "Temas para a família", na perspectiva da mariologia da Igreja Católica

1. O comentário e o vídeo inicial levam o telespectador a um clima de medo e suspense, trabalhando, já inicialmente, sua emoção, por tanto "preparando o terreno."
2. São apresentados testemunhos expressivos de pessoas que tiveram “visões” da virgem Maria, deixando claro que tais visões atraem pessoas do mundo inteiro. A chamada “Rainha dos céus” aparece com características humanas e rodeada de luzes, sem estar sujeita à lei da natureza. Essas “aparições” se dão em vários lugares do planeta. É afirmado que as pessoas vão para os locais da aparição para adorar Maria.
3 .É interessante notar que o início do DVD traz características de um documentário e os pastores protestantes não deixam claro, por suas palavras iniciais que estão contra o fenômeno das aparições, mas relatam apenas como fato. O narrador também afirma que estas aparições fogem aos fenômenos parapsicológicos, sendo por tanto de cunho sobre natural e não nega que muitos através delas se aproximaram mais de Deus. Os milagres comprovam que Deus realmente está enviando Maria, isso na visão das pessoas é claro. Aconteceram os seguintes milagres: *transformação de prata em ouro, *lágrimas no quadro de Nossa Senhora de Guadalupe, *cura de um câncer terminal, etc.
4. A primeira grande estratégia usada é associar as aparições de Maria com o final dos tempos, despertando o medo nas pessoas e para isso, utilitariamente, apresentam um discurso escatológico de um padre.
5 .É dito a veracidade da bíblia que diz que espíritos virão em nome de Jesus tentando enganar, ou seja, assim se explica estas aparições. Para provar esta veracidade dizem que cerca de 300 profecias do Antigo Testamento foram cumpridas em Jesus.
6. É então justamente com esta Palavra que vão testar se as aparições são possíveis ou não.
7. Concluem, exemplificando a visão de Pedro, que aparições são possíveis, mas há a grande possibilidade de não serem de Deus. Um ex-pastor dá testemunho de que se converteu ao catolicismo através da comprovação de que estas aparições são bíblicas.
8. Comprovam que tudo o que Maria fala, para os católicos está na bíblia, inclusive o papa João Paulo II é reconhecido como papa mariano.
9.Mesmo diante de tudo isso dizem que o demônio pode aparecer como um anjo de luz e falsamente parecer dizer a verdade, isso segundo as escrituras. Afirmam isso não partindo de um fato concreto, mas de uma mera possibilidade.
Críticas protestantes às aparições de Maria aprovadas pela Igreja:
10. *Ela se coloca como mediadora, intercessora e advogada entre Deus e os homens (Rebate bíblico: Hb 7, 25; Tim 2, 5; 1 João 2, 1);
11. *Ela diz precisar de todos para salvar o mundo e afirma que os que colocarem a confiança nela serão salvos. (Rebate bíblico: 1 Pd 1, 18-19; Lc 1, 46-47; At 4, 11-12; Oséias 13, 4);
12. *Maria diz ser onipresente. (Rebate bíblico: Mt 28, 20;)
13. *Diz ser co-redentora. Obs: O pastor fala que essas idéias não são apenas não-bíblicas, mas sim aintibíblicas (Rebate bíblico: Ap 5, 9; Isaías 47, 4);
14. *Ela diz sofrer e até mesmo expiar os pecados. (Rebate bíblico: 1 Pedro 3, 18; Hebreus 10, 12-14.18) Obs: Eles dão uma definição utilitarista sobre o que é sofrer pelos pecados: aceitando os sofrimentos expiatórios que Deus dá. Segundo eles, a bíblia diz que o salário do pecado é a morte o que só aconteceu em Jesus, sendo somente ele o escolhido por Deus para sofrer por nós.
15. *Maria na aparição diz não ter pecado e ser a nova Eva e inclusive ela vai esmagar a cabeça da serpente. Ela é a estrela da manhã. (Rebate bíblico: Isaías 42, 8;)
PELO VISTO NÃO É A MARIA DE NAZARÉ QUE APARECE, ENTÃO QUEM OU O QUE ESTÁ POR TRÁS DESTAS MANIFESTAÇÕES?
16. *As aparições ainda dizem algo VERGONHOSAMENTE não-bíblico: “Eu estou ligada à santíssima trindade” (Rebate bíblico: Isaías 44, 6;)
17. *Ela diz ser a porta para o paraíso. (Rebate bíblico: João 14, 6)
18. *Maria pede para os seus seguidores venerarem suas imagens. (Rebate bíblico: Dt 4, 15-16;
19. *Maria pede que sejam construídos santuários para ela no mundo todo. (Rebate bíblico: II reis 7) Obs: Os pastores comentam que as aparições não são bíblicas por que maria chama a atenção para si mesma, enquanto a Maria da bíblia chama a atenção para Jesus.
20. *A própria aparição nos dá a resposta de quem está aparecendo: “Eu sou Maria, a Rainha dos céus e dos anjos...” (Rebate bíblico: Jeremias 7, 18-20 e Jeremias 44)
21. *Ela sempre aparece com um bebê e a bíblia diz que Jesus vai voltar como homem e Jesus está no céu também como homem. (Comprovação (1 Pedro 3, 21-22). Obs: Segundo eles a bíblia diz que a Rainha dos céus estaria ativa nos últimos dias. (comprovação: Ap 17, 1, 15; Ap 18, 4-7) e ainda Isaías 44, 1-5.9;
22. *Maria recebe pelas autoridades da Igreja o título de Senhora de todas as nações.
23. *Ela também afirma que se o papa proclamar o dogma de co-redentora ela trará uma era de paz e ela diz ser mãe da eucaristia.
24. *A Igreja consagrou o terceiro milênio a Nossa Senhora de fátima.
25. *Ela fala muito que vai trazer a paz. Isso é escatológico. (1 Tess 5, 2-3). Obs: para eles o ecumenismo é a negação da verdade.

26. A bíblia, segundo eles afirma que satanás no final dos tempos usará de fenômenos para enganar as pessoas (2 tes 2, 9-10). Jesus diz que hão de surgir falsos cristos.




Respostas

1. Na Idade Média o mundo ideológico era liderado pelo teocentrismo. Deus estava acima de tudo e era todas as respostas. No período moderno com a valorização da razão, o homem se coloca como centro. Somente sua capacidade de pensar o levaria a verdadeira felicidade. Era o chamado antropocentrismo. Porém a sociedade pós-moderna é movida por uma mistura da fé, da razão, mas sobretudo da emoção. Tudo que emociona é bom e bonito. Na era da informática, da televisão, da globalização, etc. O segredo para chamar a atenção das pessoas é emocioná-las. Chegamos a tal ponto que não é preciso mais repetir várias vezes uma mentira para que ela se torna uma verdade, basta veicularmos ela uma vez pela mídia impressionando as pessoas que passará a ser uma verdade inquestionável. É a ditadura da propaganda. Na religião isso funciona muito bem quando se fala sobre o fim do mundo, o inferno, aparições, o apocalipse, etc. Essas coisas existem, mas não da forma como são apresentadas pela mídia, principalmente a protestante, e sim como ensina a doutrina da Igreja. No DVD a emoção do telespectador é trabalhada através das trilhas sonoras de suspense, dos ambientes, que na sua maioria, sugerem medo e expectativa, além dos efeitos visuais que mostram fenômenos apocalípticos. Será que não é possível mais falar de religião ou manifestações religiosas sem apelar para subterfúgios como emocionalismo barato e fantasias? Se as Igrejas evangélicas buscam um Deus que se manifesta no espetacular, não pensem que nós católicos buscamos a Deus da mesma forma, pois sabemos que ele está presente na vida e na história do ser humano, não apenas na sua mente!
2. É inegável que assuntos que envolvem aparições, manifestações divinas, etc. chamam muito a atenção das pessoas e as convencem muito rapidamente, até mesmo antes da Igreja se pronunciar. Por isso é preciso deixar claro que o fato de aparecer alguém na televisão dizendo que viu um anjo, Jesus, Maria ou outros santos não significa que Igreja se pronunciou a respeito, até porque ela está muito mais preocupada com a catequese do que com o espetacular. O termo “Rainha do céu” é citado apenas uma vez na bíblia: Jr 7, 18. Esta rainha era uma figura mística da Babilônia e o culto a ela muitas vezes repercutia na Palestina o que provocava a Ira de Deus. Também era deusa do amor e chamada de Ishtar, segundo o Historiador Gilberto cotrin. O babilônios, como os mesopotâmicos de forma geral, eram politeístas. Hoje sabemos muito bem que não existem vários deuses e que por tanto os povos politeístas viviam enganados e se era engano a suposta Rainha dos céus também não existia, significando dizer que jamais pode ser ela que aparece ou então estaríamos dando cabimento a acreditar que os mespotâmicos estavam certos, contrariando assim a bíblia e negando a própria existência de Deus!
3. A falta de criticidadade em muitas pessoas faz com que várias matérias que passam na televisão sejam aceitas como verdade. Pensemos então de forma crítica: A fé precisa estar unida a ciência, até por que ambas vêm de Deus. Por isso diante de fatos como estes das aparições a ciência muito ajuda a Igreja a perceber onde está a ação de Deus. A parapsicologia, embora muito nova, já consegue fundamentar fenômenos como o da psicografia, da telergia, etc. Assim jamais a Igreja vai dizer que determinado fenômeno é uma teofania negando a intervenção da ciência moderna. Além disso é importante dizermos que Maria não tem poder no que diz respeito à realização de milagres, porém pode interceder. Por tanto fica-se claro que se A Igreja comprovar que pratas transformaram-se em ouro, apareceram lágrimas no quadro de Nossa Senhora ou alguém foi curado de determinada doença, etc. NÃO FOI MARIA QUEM FEZ ISSO, MAS DEUS. E sua participação é evidenciada na intercessão.
4. Os protestantes não podem usar utilitariamente a bíblia para dizerem que as aparições de Maria remetem à proximidade do final dos tempos, pois aparições nos céus, sendo verdadeiras ou não, já aconteciam mesmo antes de Cristo.
5. De fato a bíblia não engana. O problema surge quando a pessoa não consegue usar da inteligência que Deus deu, a fim de interpretá-la autenticamente . A bíblia é palavra de Deus na linguagem humana, a palavra de Deus não falha, mas a linguagem humana é limitada pelo tempo, pela cultura, etc.
6. A bíblia não é um livro de ciência ou caiu prontinha do céu. Para responder tudo que queremos. Daqui a pouco as pessoas vão querer que ela diga em quem devem votar, qual o remédio devem tomar para curarem suas doenças. A BÍBLIA É LUZ, OU SEJA NOS FAZ ENXERGAR COM OS NOSSOS OLHOS.
7. A Igreja católica também afirma que as aparições privadas são possíveis, mas apenas ela recebeu a autoridade dada por Jesus para dizer quais são verdadeiras ou não. Até por que em muitos casos não existe teofania. As revelações públicas acabaram no primeiro século do cristianismo com o término da confecção da bíblia.
8. De fato tudo o que realmente Maria fala encontra fundamento na palavra de Deus. Digo REALMENTE por que existem muitas pessoas que dizem coisas que jamais ela falou ou as que ela disse são interpretadas de forma errada. É aí onde está o problema: Critica-se muito a Igreja mas, os tais críticos não ouvem o que a Igreja fala. NÃO DEIXAM, NÃO QUEREM, NÃO TÊM TEMPO, por isso depois saem falando bobagens por aí!
9. Os idealizadores do DVD usaram de uma possibilidade, segundo eles, dizendo que o demônio pode aparecer dando a impressão de estar falando a verdade. Mas, pelas orientações de Maria nas aparições, vejamos se realmente foi ele:
*Você acha que o demônio:
-Diria que a solução para as famílias obterem a paz seria insistindo na oração do terço, onde contamos com a intercessão daquela que pisou na cabeça da serpente;
-Levaria muitas pessoas a se encontrarem profundamente com Deus;
-Espalharia a devoção mariana a muitos países de diversos continentes;
-Incentivaria os fiéis a seguirem os ensinamentos da Igreja Católica, fundada por seu maior inimigo: JESUS CRISTO;
-Levaria os fiéis a comungarem constantemente do corpo e sangue de Cristo;
-Mandaria construir santuários a mãe de Deus;
Penso que não!!!

10. O próprio são Paulo fala de mediadores secundários na carta a Timóteo 2, 1-3; Se Maria pôde interceder quando estava na terra (Jô 2) e agora que está no céu?
11. Pensemos bem: Jesus já veio trazer a salvação para este mundo, mas nem todos a acolheram. Vemos então que o alcance da salvação exige todo um processo, lutas, renúncias, etc. Ninguém pode considerar-se salvo simplesmente por que diz acreditar em Jesus, pois a concepção de acreditar ou ter fé hoje em dia infelizmente se resumiu em dizer que acha que determinada realidade existe, não é algo que compromete a pessoa! Neste sentido Confiar em Maria não significa depositar a centralidade da nossa fé nela, darmos credibilidade às suas palavras, pois todas elas nos levam ao encontro com o Cristo. Basta lermos João capítulo 2 versículo 5: “Façam tudo o que ele vos disser.” É óbvio que se as palavras de Maria nos levam a Jesus, comprometer-se com ela é comprometer-se com o Javé que salva.
12. Onipresença, Onisciência e Onipotência são características EXCLUSIVAMENTE de Deus! A Igreja Não prega que Maria é Onipresente. O que deve ficar muito claro é que qualquer fiel pode pedir a sua intercessão em qualquer lugar do mundo! Por uma única via: A ORAÇÃO. Seria como quando alguém, estando em outro país, por exemplo, precisa entrar em contato com uma pessoa que está aqui na Brasil: para manter contato esse alguém precisará, por exemplo, de uma linha telefônica, não será preciso a presença física do brasileiro o telefone os tornam próximos, mesmo que estejam muito longe! A oração se faz como essa linha que nos liga a nossa mãe Maria, em qualquer lugar do planeta!
13. O termo “co” é um prefixo grego e significa: junto, partícipe. A salvação nos veio por Jesus, mas Jesus assumiu a carne humana com consentimento de Maria e seu corpo contribuiu eficazmente para a encarnação dele. Como mãe esteve muito presente nos momentos difíceis da vida de Jesus, por exemplo em caná da Galiléia, no Calvário, na fuga para o Egito,etc. Mesmo após a ascensão dele Ela continuou sua missão, estando com os apóstolos fortalecendo a Igreja, que é sinal e instrumento de salvação. Então com esta mulher não foi co-redentora? Você acha isso anti-bíblico?
14. A expressão “expiar”, no Aurélio quer dizer “sofrer, padecer as conseqüências de;” Maria é nossa mãe e por sentir o estado de pecado em a humanidade se encontra chega a sofrer com isso! Jesus pagou por nossos pecados é verdade, mas para que fôssemos libertos, porém como somos falhos o pecado ainda é uma realidade! Por isso Maria “sofre” e intercede e intercede ao pai pelos que pedem o seu auxílio! Esse termo não significa que ela por exemplo perdoa os nossos pecados, mas constantemente insiste em nossa conversão!
15. De fato Maria nunca pecou e é a nova Eva! Primeiro não nasceu com a mancha do pecado original (Dogma da Imaculada conceição) que é uma propensão ao pecado. Foi o anjo que disse “Ave Cheia de Graça.” Maria sempre foi cheia da graça de Deus, por tanto não havia espaça para a “desgraça” do pecado, pois ela estava cheia de Deus. O pecado nada mais é do que um não ao projeto de Deus. E qual foi a resposta de Maria? Sim, mas não foi um sim de momento. Foi consciente e permanente! Enquanto humana Maria poderia ter pecado, porém a bíblia é muito clara ao dizer que Maria encontrou graça diante de Deus. O fato de não ter pecado não foi algo simplesmente humano, mas uma intervenção divina (CIC). Ela foi a nova Eva por que a primeira tornou-se velha pela infidelidade a Deus. Pela primeira veio o pecado, enquanto pela segunda veio a salvação! Assim como por uma mulher veio a condenação, também sob o beneplácito de uma mulher veio a salvação!
16. Quem escolheu Maria para ser mãe do salvador? O pai. Quem era o salvador? O filho. Quem fecundou Maria? O Espírito Santo. Ela está ou não profundamente ligada a santíssima trindade? Obs: Uma coisa é estar ligada outra coisa é fazer parte!
17. Claro que a expressão “porta para o paraíso” é apenas uma linguagem figurada e humilde de Maria mostrar o seu lugar no projeto de Deus! A porta não é lugar. Mas dá acesso a ele. Quem fica parado na porta não entra. Ou quem fica criticando a porta nunca entrará no lugar a que ele introduz, porque o orgulho não deixa! É PRECISO TOMARMOS MUITO CUIDADO COM O FUNDAMENTLISMO BÍBLICO!
18. Se amamos e respeitamos Maria, amamos e respeitamos tudo o que nos faz lembrar dela, assim como as suas imagens! Venerar implica admiração, respeito,etc. Não significa adoração. A sociedade de forma geral respeita imagens de pessoas que foram importantes. Como também não venerar as imagens daquela que é a “porta para o paraíso”, a mãe do nosso salvador?
19. Um santuário é um lugar privilegiado para contarmos com as bênçãos de Deus e adorarmos a ele! Desde o tempo de Salomão comprovamos esta realidade! Por isso nada mais salutar que o incentivo à construção destes lugares sagrados. Agora o fato de o santuário ser construído em homenagem a Maria, significa que de uma forma toda especial que ali é um ambiente propício a intercessão de Maria e próprio para o fortalecimento da devoção a ela! O que é importantíssimo na medida em que as pessoas louvam aquela que tem o dom de nos levar ao coração do pai! Maria é também como uma seta: não chama a atenção para si, mas indica um caminho! Ao Falar na construção de santuários, insistência na oração do terço, etc. ela mostra que precisamos desenvolver bem a nossa espiritualidade, afim chegarmos à santidade.
20. Já vimos que jamais a “rainha dos céus”, da cultura babilônica poderia estar aparecendo (cf. item 2);
21. Obviamente as imagens que apresentam Maria com o menino Jesus não têm o objetivo de negarem o crescimento físico de Jesus, seria um equívoco tremendo pensarmos isto. Estas imagens sugerem a maternidade de Maria, os cuidados que ela teve com o menino Jesus! É importante conferirmos na bíblia as citações que são apresentadas. A primeira Ap 17, 1-15: Fala da relação entre a prostituta e besta em uma linguagem totalmente figurada! Não tem nada de escatológico, também não há anuncio algum de a Rainha do céu dos babilônicos apareceria. Na segunda: Ap 18, 4-7: Fala-se da queda de babilônia e há uma pequena alusão a ishtar, mas de forma alguma são João afirma que ela estaria ativa no final dos tempos, até por que ele não sabia quando estaríamos no tempo final! A terceira: Isaías 44, 1-5.9: Fala apenas que podemos adorar imagens e prestar culto aos deuses, nem acreditar em sua existência. Ora dizer que ishtar está aparecendo é afirmar que ela existe! Percebemos então estas citações bíblicas não corresponde ao que fora afirmado!
22. O título Senhora das nações faz alusão a superioridade de Maria e a sua missão mãe, que ajuda, que “governa” e que está pronta a interceder por cada um.
23. Logicamente a proclamação de um dogma exige tempo e muita reflexão. A Igreja não faz isso de uma ora pra outra. Mas no que se refere a ela trazer ao mundo uma era de paz, isso implica uma ação de compromisso com essa paz por parte de quem é devota da co-redentora. Com isso Maria não quis dizer a paz se obtém de forma sobre natural, mas sim trabalhando a nossa espiritualidade, contando com a sua intercessão, etc. é uma paz que é construída com a nossa história. Pelo fato de Jesus está realmente presente na eucaristia e Maria ser mãe de Jesus que ela é mãe da eucaristia! Não nos resta dúvida!!!!
24. Consagrar um milênio a nossa Senhora significa dizer que este milênio de uma maneira toda especial contará com as bênçãos de Maria. Queremos dizer Este milênio será teu Maria, mas isto implica sermos dela também, pois ela nos conduz ao seu filho Jesus.
25. Jesus prometia a paz para os seus apóstolos, mas isso não significava dizer que ele anunciava a proximidade do final dos tempos (João 20, 22-23). Então não podemos utilizar a carta aos tessalonicenses para fundamentar esta proximidade! É, mais uma vez, cair no fundamentalismo bíblico.
26. De fato a palavra de Deus afirma isso, mas esses fenômenos devem ser olhados não sob um prisma místico, mas sim embasados na realidade! Mas para a identificação das ações do Maligno no mundo Jesus deixou sua Igreja, como instrumento de Salvação e a Igreja tem Maria por mãe! Criticar Maria é criticar a Igreja! Não podemos afirmar que determinados fenômenos são de origem demoníaca sem os pressupostos teóricos que fundamentam esta afirmação, usar apenas uma profecia bíblica para isso é usa-la de forma errada! Ela não foi escrita pra isso! É preciso fazer análises sob diversas vertentes do fenômeno! Sem isso só se falam bobagens!


Em relação a mediação de Nossa Senhora a Igreja não tem dúvida: Maria intercede por sim por nós! Os últimos papas manifestaram-se com toda a clareza sobre ela, quer reproduzindo as opiniões dos santos doutores, quer produzindo as suas próprias temos agora o ofício e a festa de Nossa Senhora medianeira das graças. Por isso escreve Bainvel, sj: “A dupla cooperação de Maria na obra da redenção, primeira na terra por sua vida, sofrimentos e preces e depois no céu pela oração tão somente, é doutrina católica, segura, indisutível e definível, isto é, pode ser declarada como verdade de fé.” (Glórias de Maria I parte/cap: V pag. 148/ nota do tradutor)
Com todas estas reflexões fica-se claro, que não é por que um DVD trabalha uma temática alheia a mariologia da Igreja que vamos tratar como uma verdade! É preciso questionarmos, olharmos também sob outras perspectivas, de forma dialética! Avancemos para águas mais profundas (Lc 5,4). Amemos a nossa Igreja e a Maria nossa mãe. Nos preocupemos em dar mais qualidade a nossa catequese. Os fenômenos e o espetacular não são a razão da nossa fé! Cremos em um Deus que está presente na nossa vida e na nossa história não apenas na nossa mente!


Jair Rodrigues Melo

6 comentários:

Ivanilson Pesqueira / PE disse...

Boa reflexao sobre o tema Maria. É incrivel como os nosso irmaos evangelicos querem de todas as formas provar que Maria a Mae de Jesus nao é Santa. Como diz aquela muica que catamos na igreja: - Nao es deusa nao es mais que Deus, mais depois de Jesus ninguem no mundo foi maior. Ninguem no mundo foi maior que ela, nao é aceitável dizerem que a mulher que carregou o Filho de Deus no seu ventre durante 9 meses nao é santa!
Se formos analisar as apariçoes de Nossa Senhora pelo mundo, há uma grande semelhança, porque aconteceram em epocas diferentes com pessoas diferentes e tudo é tao semelhante? Tenho a graça de ter nascido em uma dessas cidades onde Nossa Senhora manifestou sua Graça e que é reconhecida pelo vaticano. Pesqueira no estado de Pernambuco foi o local escolhido por Nossa Senhora que recebeu o titulo de, das Graças. A historia da aparição é muito semelhante a de Fatima em Portugal e Lourdes na Italia. Quem senao Maria faria o sol fazer circulos no ceu, que faria jorrar agua que cura pelo poder da fé? Maria é essa portadora do Messias do Emanuel o Deus conosco. nao adimito dizerem por aí que Nossa Senhora nao é Santa.
Amo Nossa Senhora ela é a rainha da minha vida.
Maria passa na frente!!!
Gostaria de deixar uma pergunta no ar. Por que Maria em suas apariçoes apresenta Jesus Menino em seus braços? Que significado tem?

JC disse...

De fato a bíblia não engana. O problema surge quando a pessoa não consegue usar da inteligência que Deus deu, a fim de interpretá-la autenticamente . A bíblia é palavra de Deus na linguagem humana, a palavra de Deus não falha, mas a linguagem humana é limitada pelo tempo, pela cultura, etc.

Realmente ai vc falou uma verdade, então faça dessa verdade o verdadeiro significado da Bíblia, olha meu irmão não sou evangélico e muito menos politeísta, mas vc esta profundamente enganado, Deus não precisa de nenhum intercessor que não seja Jesus, outro intercessor não condiz com a verdade, por isso lhe indico suas palavras acima citada.

Anônimo disse...

Olha caros amigos não sou Evangélico, nem muito menos espirita, budista ou de outra crença que não advenha do cristianismo.
Mas fico muito triste como os católicos tentam se justificar e achar saidas e contras respostas para questões que ELES PRÓPRIOS SABEM QUE ESTÃO FAZENDO ERRADO. Ficam querendo maquiar a única fonte de ensinamento do Cristianismo que é a Biblia.
Olha só para os Senhores que tentam enganar o povo Católico com respostas fracas e seus respaldos biblicos Eles mesmos conspiram contra vocês.
Já estamos ERRADOS APARTIR DO MOMENTO QUE ACEITAMOS PRONUCIAR PELA NOSSA BOCA OUTRA FIGURA A NÃO SER JESUS, porque fora desse ensinamento não existe outro.
Só em ter outras figuras na patente de santos ou santas ou ficar tentando encontrar brechas para seus respaldos e rituais de sua igreja já diz tudo E mais fora Deus, Jesus e o Espirito Santo. Caro amigo peça que nas suas missas Deus possa lhe revelar que você está fazendo o que está errado e ELE RETIRE AS ESCAMAS DE SEUS OLHOS. Deus nunca vai dar a glória dele a outros e nem muito menos mandar que façam ou se desviem para falarem sobre outra pessoa que tenham poder ao não ser Ele porque Ele é um Deus ZELOSO E CIUMENTO. Com certeza você que leu essa mensagem vai tentar encontrar mais uma vez uma resposta camuflada de dentro da biblia para enganar os leitores.
ACORDE MEU IRMÃO COMO MARIA NECESSITOU DE UM SALVADOR EU E VOCÊ NECESSITAMOS TAMBÉM. LEIA O MAGNIFICAT E VERÁS A HUMILDADE E A NECESSIDADE DE UM SALVADOR QUE ELA TEVE. Deus abençõe a todos.

Anônimo disse...

Outra coisa Srº Jair ACHO SEU DISCURSO FRACO E FANATICO PELO CATOLICISMO ROMANO.
Fico espantado como o Srº um HISTÓRIADOR não conhecer a propria história de sua "santa" igreja onde você proprio sabe o que rola dentro dela. O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VÊ. Que o Espirito Santo tire as escamas de seus olhos e te liberte espiritualmente.

Anônimo disse...

Eu amo sim a Maria! A Maria Telma Graciano de Medeiros minha mae! Eu fico incabulado com essas pessoas que adoram esses "santos e santas" que seguem ordem de pessoas que são pecadores como nós...esses "santos" no passado pecaram da mesma forma que nós pecamos, foram falhos, só Jesus é perfeito. Jesus não pecou! Eu amo esse Deus!

Anônimo disse...

É incrivel mas satanás está conseguindo manipular pessoas que mesmo lendo a bíblia, nao sabem que Jesus é o único intercessor entre o homem e Deus. A propria Maria reconheceu que Jesus é o salvador dela. Maria é senta, como nós também podemos ser um povo santo, se fizermos a vontade de Deus.