Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Perguntas do internauta: Maria teve outros filhos além de Jesus e é verdade que ela não intercede por nós?

Em primeiro lugar é preciso saber que a bíblia não pode ser interpretada ao pé da letra. Devemos levar em consideração o contexto no qual cada texto está inserido, pois a bíblia não caiu prontinha do céu, mas sim foi constituída pela experiência do povo com Deus. Além disso, apenas o magistério da Igreja tem a devida autoridade de interpretar autenticamente a palavra de Deus, como nos ensina Jesus em Mateus 28, 19-20. Portanto para conhecermos bem o que Deus quer nos falar através da bíblia precisamos primeiramente situar a citação bíblica no seu devido contexto e depois ouvirmos a voz da Igreja em relação ao assunto!
A partir dessa visão de abordagem da palavra de Deus vamos responder ao primeiro assunto da pergunta. A Igreja ensina que Maria NÃO TEVE OUTROS FILHOS além de Jesus, por isso permaneceu virgem antes, durante e depois do parto. É o que afirma o dogma da Virgindade perpétua:

“O aprofundamento da sua fé na maternidade virginal levou a Igreja a confessar a virgindade real e perpétua de Maria, mesmo no parto do Filho de Deus feito homem. Com efeito, o nascimento de Cristo “não lhe violou, mas sagrou a integridade virginal da sua mãe...” (CIC 499)

Em relação aos supostos irmãos de Jesus, assim nos ensina o Catecismo:

“A isto objeta-se por vezes que a Escritura menciona irmãos e irmãs de Jesus (cf. Mc 3,31-35; 6,3; I cor 9,5; Gl 1, 19). A Igreja sempre entendeu que essas passagens não designam outros filhos da virgem Maria: com efeito Tiago e José, “irmãos de Jesus” (Mt 13,55), são os filhos de uma Maria discípula de Cristo (cf. Mt 27,56) que significativamente é designada como “a outra Maria” (Mt 28, 1). Trata-se de parentes próximos de Jesus, consoante uma expressão conhecida do Antigo Testamento.” (CIC 500)

Outro aspecto relevante é o fato de que na língua hebraica, por exemplo, não existem palavras correspondentes para o termo “parentes”. Por isso na bíblia, por diversas vezes o termo “irmão” também indica parentes próximos, como primos, sobrinhos, etc. Podemos exemplificar com a comparação de três passagens bíblicas, veja:
“Eis a descendência de Tare: Tare gerou Abrão, Nacor e Arão.” (Gn 11, 27)
“(Arão gerou Lot (...))” (Gn 11,28)

Por estas duas passagens logo percebemos que Lot era sobrinho de Abrão. Pois bem, agora observe:

“Abrão disse a Lot: ‘Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos’.” (Gn 13, 8)

Por tanto se confirma a palavra da Igreja, que fiel a palavra de Deus, diz claramente que Maria permaneceu virgem mesmo concebendo a Jesus, significando dizer que ela não teve outros filhos!!!

Em relação à intercessão de Maria, a Igreja é bastante clara ao afirmar:

“... Assunta aos céus (Maria), não abandou este múnus salvífico, mas por sua múltipla intercessão prossegue em granjear-nos os dons da salvação eterna...” (CIC 969)

Valho-me também das belíssimas palavras de São Jerônimo, doutor da Igreja:

"Se os Apóstolos e mártires, enquanto estavam em sua carne mortal, e ainda necessitados de cuidar de si, ainda podiam orar pelos outros, muito mais agora que já receberam a coroa de suas vitórias e triunfos. Moisés, um só homem, alcançou de Deus o perdão para 600 mil homens armados; e Estevão, para seus perseguidores. Serão menos poderosos agora que reinam com Cristo? São Paulo diz que com suas orações salvara a vida de 276 homens, que seguiam com ele no navio [naufrágio na ilha de Malta]. E depois de sua morte, cessará sua boca e não pronunciará uma só palavra em favor daqueles que no mundo, por seu intermédio, creram no Evangelho?" (Adv. Vigil. 6)

Na bíblia nós encontramos diversas citações que falam sobre a intercessão, dentre elas destacamos a própria intercessão de Maria nas bodas de Caná (Jo 2, 1-12). Como nos disse são Jerônimo, quem está nos céus pode muito mais.
Muitos evangélicos costumam citar a seguinte passagem bíblica para dizer que Maria e o santos não intercedem por nós:

“Por que há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem.” (I Tm 2,5).

Ora, o próprio São Paulo nos versículos anteriores pede que façamos orações pelos outros:

“Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens.” (I Tm 2,1)

Além disso, sem dúvida, Maria é a mediadora entre Jesus Cristo e os homens, como muito bem demonstrou nas bodas em Caná da Galiléia. Por isso contar com a intercessão de Maria e dos santos significa pedir para que eles roguem por nós a Jesus. Nosso Senhor conhece nossas dificuldades, assim como ele sabia que havia faltado vinho em Caná, porém foi preciso a intervenção de Maria para que houvesse o milagre. Deus sempre conta com a ação humana para nos conceder graças. Percebemos isso em toda a bíblia.

22 comentários:

Ivanilson Pesqueira - PE disse...

Muito bom o esclarecimento sobre Maria, a parti daí me veio em particular uma duvida:
Lendo sobre a historia de Maria, descobri coisas que nunca ouvir falar, como por exemplo que, Jose quando casou com Maria era um ancião que tinha mais ou menos 80 anos, e que era viuvo e que tinha 4 filhos. Mas enfim a minha duvida é a seguinte: Destacamos o trecho que você diz "...Assunta aos céus (Maria)..." sim sabemos nós que Maria foi elevada aos céus pelo seu propio filho quando estava a rezar no monte Eleon, o anjo Gabriel disse-lhe que dali a 3 dias a sua existencia na terra estaria terminada. Entao os apostolos sepultaram o sagrado corpo da virgem Maria, e dai entao aocnteceram muitos milagres. Três dias após o seu funeral, Tomé foi com os outros dicipulos na caverna e o corpo da virgem santissima nao estava mais lá, e a noite ouviram os anjos a cantar, e olhando para cima viram-lhe cercada de anjos, e iluminada por uma intensa luz celestial. Ai a duvida que é: Quer dizer entao que Maria ressucitou da mesma forma que seu filho?
Por que entao bilbia nenhum escritor ousou escrever esse episodio, pois no meu ver é tao maravilhoso como o de Nosso Senhor Jesus? A visao de Sao Joao no apocalipse que diz, eis que surgiu outro sinal no ceu uma mulher revestida de sol... tem haver com esse fato?

Joao disse...

Ôla caro Jair. Conversamos há algum tempo pelo msn. Gostei muito do seu blog. Continuo escrevendo no meu blog e espero que dê uma passadinha por lá. Desde já feliz Natal e promissor Ano Novo.

João Mendes Possiano.

sercristo.blogspot.com

Anônimo disse...

meu Jesus.. JOÃO 14-6 ´´ DISSE-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUEM VEM AO PAI SENAO POR MIN ´´
parem de tirar a gloria de Deus e do Senhor Jesus e dar a humanos, façame o favor mesmo!
maria, santos estao todos mortos..
quem ressucitou foi JESUS somente eele
vao ler exodo 20 la!
misericórdia
se alguem me provar q ´´ maria intercede por nos e algum santo faça o mesmo ta aqui ó me procure.. mas c nao estiver na biblia... nao perca seu tempo e convertasse ao verdadeiro evangelho
d2__@hotmail.com

juno disse...

o animal que postou essa postagem mentiroza Maria nao intecede por niguem nao fala nada na Biblia so fala que Jesus e unico intersessor entre Deus e os homens e quando fala unico pra tua IMFORMAÇAO UNICO E SO UMA PESSOA! E MAIS Maria NAO PODE INTERSEDER POR AQUEM PORQUE ELA JA TA MORTA ELA NAO RESUCITOU E ELA NAO ESTA NO CEU AINDA LER ( João 3:13 ORA, NIGUEM SUBIU AO CEU,SENAO AQUELE QUE DECEU DO CEU O FILHO DO HOMEM QUE ESTA NO CEU) ELA NAO PODE INTERCEDER PO NIGUEM PORQUE ELA MORREU FAZ TEMPO SO ESTR ESPERANDO A HORA DE RESSUSITAR IGUAL A TODOS QUE JA MORERAM SE TU FOR HOMEM NAO APAGA O MEU COMENTARIO NAO PORQUE EU SEI QUE VERDADE DOI VA SE CONVERTER CASSE UM IGREJA EVANGELICA MAIS PROXIMA DA SUA CASA!

Anônimo disse...

É MUITO ENGRAÇADO ESTA HISTÓRIA QUE IRMÃOS NA BIBLIA PODE SIGNIFICAR PARENTES COMO PRIMO POR EXEMPLO. O RESPONSÁVEL PELA MATÉRIA NUNCA LEU QUE MARIA PASSOU UM TEMPO NA CASA DE SUA PRIMA(E Ñ FOI DITO IRMÃ, FOI PRIMA MESMA) E TAMBÉM SERÁ POR FAVOR QUE PODERIA PROCURAR EM ALGUM DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA O SENTIDO DAS PALAVRAS UNIGÊNITO E PRIMOGÊNITO? MAS POR FAVOR LEIA EM PORTUGUÊS E INTERPRETE EM PORTUGUÊS(E NÃO EM ARAMAICO) CONHECEREI A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁS. SE VC É DE CRISTO COM CERTEZA VAI PUBLICAR E COMENTAR, SE CONCORDA OU DISCORDA PQ É SEU DIREITO, SE NÃO É, JA FAÇO IDÉIA DE QUEM VC ESTÁ SERVINDO.

Sidney Xavier de Sousa disse...

Mateus e Lucas (Aramaico e Grego) dizem que Jesus é o filho PRIMOGÊNITO de Maria. Ora o filho primogênito é o primeiro dos filhos ao contrário de UNIGÊNITO, veja Mt 1:24,25 e Lc 2:6,7 troque a dúvida da palavra "primo" pela certeza da palavra "primogênito" sem o problema de não ter palavra correspondente na língua.

Ana Paula disse...

“Por que há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem.” (I Tm 2,5).

“Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças POR todos os homens.” (I Tm 2,1)

Está escrito POR TODOS OS HOMENS, nao tem absolutamente nada a ver com orações A TODOS OS HOMENS é POR no sentido de PELOS, pelos homens vivos né, não aos homens mortos, me desculpe.Por favor analise apenas o que está na biblia, e deixe seu orgulho de lado pra conseguir admitir pelo menos pra si mesmo que está errado vc nao ganha nada com isso, idolatria é idolatria e Deus abomina, se maria tivesse ou pudesse ter conciência que ela ou os apóstolos de que um dia eles se tornaria ESTATUAs ao de adoração aposto que ele abominariam também essa prática porque eles nascerem e cresceram dentro do judaismo onde as pessoas tinha muito claro em suas mentes que há um só de Deus e um só Senhor, e o povo judeu obominavam os outro povos que faziam estatuas.Pense nisso deixe seu orgulho de lado e reconheça o engano.


Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.
Salmos 115:4-8


Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Êxodo 20:3-4


Se eu fosse colocar todas as passagens sobre idolatria vai ficar muito longo mas a biblia ta repleta de passagens que mostram o quanto essa prática é errada.

Fabrício disse...

Não devemos escutar a "igreja"
devemos ler a biblia....
a igreja católica não consegue mais enganar as pessoas...
Jesus é o único caminho da salvação
foi ele quem se entregou na cruz.

Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo..Maria nesse caso é o meu próximo.

só Jesus cristo Salva
Yeshua ha mashia

Nyra disse...

Bom gente gostaria de exclarecer: que eu saiba o primeiro filho de Maria foi Jesus,vocês não lêm a bíblia não é,etar escrito que o anjo gabriel apareceu a uma cidade da galiléia chamada nazaré.
o anjo levava uma mensagem para uma virgem,que tinha casamento contratado com um homem chamado José,descendente do rei Davi.Ela se chamava Maria,e o anjo veio e disse: que a paz esteja com você,Maria!você é muito abençoada.O senhor está com você. Porém Maria quando ouviuo que o anjo disse,ficou sem saber o que pensar.E,admirada,ficou pensando no que ele queria dizer.
Então o anjo continuou:
-Não tenha medo,Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida,dará á luz á um filho e porá nele o nome de Jesus.Ele será um grande homem e será chamado de filho do Deus altíssimo.Deus,o senhor vai fazê-lo rei,como foi antepassado dele,o rei Davi.Ele será pra sempre rei dos descendentes de Jacó,e o reino dele nunca acabará.
Então Maria disse para o anjo:
-isso não é possivel,pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:
- Oespírito santo virá sobre você,e o poder do altíssimo a envolverá com a sua sombra.Por isso o menino será chamado o filho de santo e filho de Deus.
Gente isso resume tudo,como é que Maria teve outros filhos antes de Jesus se ela era virgem me explique,isso é blasfemia e pecado,algumas pessoas são contra a palavra de Deus,como é que muitos lêm a bíblia e disse que tá salvo,a gente nem sabe pra onde vai? só temos uma serteza nessa vida é que vamos morrer.Olha eu ficou triste não são todos evangelicos que falam mal de Maria,mas tem ums que só Deus tem misericórdia,Deus perdoa pois é misericórdioso e nos ama.
Eu fico muito triste quando falam mal da minha mãe,será que Jesus não fica triste vendo que muitos falam da mãe dele.
Olha eu sou catolica,catolico que é catolico não adoram imagem.
Eu respeito a religião de todas as pessoas pra quer ficar discutindo religião.
Palavra não foi feita para dividir niguém,palavra é a fonte do amor vai e vem.
Palavra não foi feita para vaidade,distino da palavra é a eternidade.
Palavra não foi feita para opressão distino da palavra é o coração.
Meu queridos amigos Deus que quer amemos a ele sobre todas as coisas,e ao proximo com a você mesmo.
O amor de Deus jamais acabará.Fiquei com Deus

Karina martins disse...

Olha ficou muito triste por existir pessoas que dizem que amam a Deus,mas são contra a palavra dele Maria foi e sempre será minha mãe pois,ela é mãe de Deus e minha.Só ela sabe o que sofreu quando viu seu filho na cruz.
Em tessalonicenses(2,3) fala sobre a vinda de cristo,antes dela terá de acontecer a revolta contra Deus,e terá de aparecer o perverso,que está condenado a ir para o inferno.Ele será contra tudo o que as pessoas adoram e contra tudo que elas acham divino.Ele vai se colocar acima de todos e vai até mesmo entrar e senta-se no templo de Deus e afirmar que é Deus.
Gente só os evangelicos protestante que fazem isso lêam e verão que eles querem acabar com a igreja católica dizendo que eles adora imagens,eles nem sabem o que falam. Deus tenha piedade dessas pessoas quando o senhor vier.

Pedro disse...

Oi ana paula querida de que religião você? nem precisa dizer vc é protestante né verdade. Olha os querubins, feitos por ordem de Deus, não foram objetos de adoração, só devemos adorar a Deus,isso não significa que nós catolicos adoramos imagens,as imagens representa pessoas que servirão a Deus,a gente ñ diz que a imagem de nossa senhora é Deus, é de nossa senhora e ponto.Deus é o unico que merece adoração.procurem saber sobre a religião católica e pare de ficar criticando o que vcs ñ sabem

marta disse...

OI gente sou ex-evangelica,agora sou catolica eu era protestante mesmo falava mal dos catolicos,mas conhecir a verdade e vocês tbm busquem-a em quanto é tempo.
Os catolicos não adoram imagens coisa nenhuma isso é coisa de evagelicos que não sabe nada sobre a igreja de Deus.

LÉO MACEIÓ disse...

Os catolicos não adoram imagens gente isso é coisa de evagelicos que parecem mais o diabo peseguindo Jesus,para com isso gente cadê a paz e o amor entre as pessoas,como é que uma pessoa diz que ama a Deus e vivi de jugar os outros.GENTE DE DEUS AS IMAGENS REPRESENTE OS SEGUIDORES DE DEUS PESSOAS QUE FORAM FIEIS A ELE.OS CATOLICOS NÃO ADORAM COISA NENHUMA,MARIA É MARIA,JOSÉ É JOSÉ,ENTRE OUTROS..
NÓS CATOLICOS NÃO DIZEMOS QUE A IMAGEM É DEUS.UMA PESSOA QUE DIZ QUE UMA IMAGEM É DEUS SIM ESTAR ADORANDO A IMAGEM,MAS CATOLICO QUE É CATOLICO NÃO ADORA,TEM PESSOAS QUE SE DIZEM CATOLICAS MAIS NÃO SÃO.GENTE IDOLATRIA É PECADO MORTAL.PROCUREM SABER DA RELIGIÃO DOS OUTROS PRIMEIRO QUE É MUITO FEIO JUGAR.A PAZ DE CRISTO E O AMOR DE MARIA

Anônimo disse...

Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém
Essa é a oração de são francisco linda né,ele foi um grande homem e amou a Deus com todo seu coração e toda sua alma.então gente ele é são francisco e não Deus,ele é respeitado por todos nós catolicos.
um homem que ajudou e amou o proximo sem querer nada em troca.

Anônimo disse...

olha a paz de cristo e o amor de maria.gente parem com isso Deus quer que amemos uns aos outros como a sí mesmo.os catolicos não adoram imagens.

marcos catolico disse...

Gente deixa esses evangelicos pra lá,só Deus é nosso juiz,só Deus julga e mais ninguém.

thays alagoana disse...

Os evangelicos se acham os donos da verdade,só há uma verdade Deus,que eu adoro.
Eles falam que Deus não estar no sacramento do altar,olha tenho pena de vocês,Deus é misericórdiso e amor.ele perdoa..

Sou católico com muito orgulho disse...

Eu não troco minha religião que amo por outra,os evagelicos são pessoa frias,mesquinhas e jugadores,dizem que vão para o seu fala sério como é que eles sabem.
dizem que a salvação não vem de açôes,será que eles lê a biblia mesmo.
tá escrito lá bem claro:
Tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber...

"Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.
Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (Mt 25, 34 -40)

Anônimo disse...

todos nos somos filhos de Deus,só a ele devemos adorar,nós católicos não adoramos imagens,os evangelicos querem dominar o mundo.
eles dizem ser os donos da verdade.tenho um irmão que é evangelico nossa gente que uma desunião em casa tem um evangelico no meu,nossa que chato eles são.

William sp disse...

Tenho orgulho de ser católica pois a igreja não escondem os padre pedofilos,pelo contrario ela faz questão de mostrar,mas os evagelicos nossa encondem debaixo dos panos,olhem lá no you tube quantos evangelicos pedofilos que a impressa não divulgam.

Anônimo disse...

Deus perdoem esses evagelicos eles são pessoas que ainda não conheçeu a verdade,mas com fé em Deus ele acharam? depois me falem viu

Anônimo disse...

- Ao Anônimo de 22 de maio de 2011 13:58.
Se vocês não adoram imagens, que fazem então os legionários de Maria, e os que seguem imagens em procissão???

Leia a Bíblia em Isaías 45:20

...nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.

Ou você insiste em trocar a fonte de autoridade verdadeira (BÍBLIA) pelo catecismo instituído pelo sistema Papal????


- Ao Anônimo de 22 de maio de 2011 14:04.
Que verdade??? A que está no catecismo??? Certamente não conhecemos, pois nossa fonte de consulta é a BÍBLIA!!!