Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Perguntas do internauta: Lázaro (a quem Jesus ressuscitou) quando morreu estava inconsciente? E é nesse estado que ficam todos os mortos?

Recorramos a um exemplo, dentre muitos da bíblia:

“Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo” (Hb 9,27).

Agora veja o que nos ensina o catecismo da Igreja:

“Cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num juízo particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja através de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre.” (CIC 1022).

Nesse sentido quando alguém morre imediatamente sua alma vai ser julgada por Deus. Daí a alma vai para o purgatório, para o céu ou para o inferno. Nenhuma fica por aí sem ter o que fazer. No fim dos tempos quando Cristo voltar, com a ressurreição dos mortos haverá o Juízo Universal.
Sabendo disso, podemos apenas ter uma idéia do que aconteceu com Lázaro. Nem o catecismo nem a bíblia falam com precisão a respeito. Como esse milagre foi da vontade de Deus possivelmente possa ele ter ficado apenas “dormindo”. Mas esta é apenas uma possibilidade, pois o que tange ao campo espiritual é para nós mistério.
Por tanto Lázaro recebeu esta grande graça de Deus: voltar à vida. Porém não sabemos com precisão o que aconteceu com sua alma antes de ressuscitar, mas possivelmente ele simplesmente estava “dormindo”. Agora é preciso deixar claro que se ele não tivesse ressuscitado teria o mesmo futuro das outras almas que após o juízo particular vão para o purgatório, para o céu ou para o inferno.

2 comentários:

"PRA SER SANTO..." disse...

Essa reflexao nos leva a uma outra reflexao, a juventude hoje nao estaria como Lazaro? Esperando que chegua Jesus e os ressucite do pecado? E quem levaria Jesus ate eles? Entao o que gostaria de dizer é o seguinte: A nossa igreja hoje por meios dos nossos padres freiras e membros ativos, devemos levar ate esses tantos Lazaros o doce Jesus que quer tanto ressucita-los do pecado das drogas, prostituiçao, violencia, homosexualismo e tantos outros males que deixam-os literalmente mortos.
Jesus tem pressa pra nos salvar, nao dá mais pra esperar, nao dá mais pra ficar naquela - Há Jesus vai salvar eles. Eu e você temos que fazer algo pra resgatar esses jovens da morte espiritual que estao vivendo. A hora é agora.
Forte abraço!

Comunidade Lar de Bethânia disse...

Há alguns anos venho estudando um pouco a vida dos três personagens bíblicos de Bethânia: Marta, Maria e LÁZARO. Poderia aqui explicar algumas coisas que falam a respeito dele - Lázaro. Mas quero deter-me num simples fato de fé: "Jesus, como Deus que era, não saberia distinguir que Lázaro estava vivo ou morto?" Claro que sabia. Se pensarmos o contrário estaremos dizendo que a ressurreição de Lázaro foi apenas um 'truque' de Jesus. Não! Não foi! Deus não é mágico, mas sim Salvador. Lázaro como o amigo Jair mesmo disse, recebeu a grande graça de Jesus de voltar à vida. Lázaro, digo eu, estava entre os seis melhores amigos de Jesus (a saber: Pedro, Tiago, João, Lázaro, Marta e Maria). Lázaro e suas irmãs acolhia Jesus em sua casa. Tinham sempre um quarto preparado para acolher o Senhor, não só fisicamente mas também um lugar em seu coração, em sua vida.

http://lardebethania.blogspot.com (vale a pena a visita)

Francisco Robson (V Semestre de História - URCA) fr.roque@uol.com.br
Obrigado