Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Perguntas do internauta sobre a suposta Ressurreição de Maria

1. Maria ressuscitou? E da mesma forma do seu filho?

Vejamos, inicialmente, o que nos ensina a Igreja sobre o dogma da assunção de Maria, através das palavras do papa Pio XII, que proclamou este dogma:

“Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu.”

Pelas palavras do papa Pio XII, percebemos que Maria de fato está no céu em corpo e alma, dessa forma o seu corpo não passou pela estado de putrefação mas foi levado para junto de Jesus. É isso que nos ensina o dogma da assunção de Maria.

Agora nos vem a seguinta pergunta: mas Maria chegou a morrer?

Para tentarmos responder bem a esta pergunta vejamos o que a bíblia e a Igreja nos ensina sobre a morte:

“O salário do pecado é a morte...” (Rm 6, 23)

“Pela morte a alma é separada do corpo, mas na ressurreição Deus restituirá a vida incorruptível ao nosso corpo transformado, unido-o novamente a nossa alma...” (CIC 1016)
“Em consequência do pecado original, o homem deve sofrer ‘a morte corporal, à qual teria sido subtraído se não tivesse pecado.”
(CIC 1018)

A palavra de Deus deixa bastante claro que a morte é conseqüência do nosso pecado. O catecismo no parágrafo 1018 vem a aprofundar ainda mais, dizendo que ela é fruto também do pecado original. E se o homem não tivesse pecado não morreria da forma que morre. E o catecismo também deixa claro que a morte é a separação da alma e do corpo.
Nesse sentido devemos saber que Maria nunca pecou, nem mesmo o menor dos pecados! As únicas pessoas que nunca pecaram: Jesus e Maria, pois ambos não nasceram com a propensão ao pecado, a qual chamamos de pecado original:

“A beatíssima virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original.” (CIC 491)

Portanto Maria não passou pela experiência da morte, no sentido de haver a separação do seu corpo da sua alma, mas sim no aspecto de “sair deste mundo” e ir para a eternidade. Jesus morreu de fato, mas não por seus pecados, pois ele não tinha nenhum, como expressamos anteriormente, mas sim morreu por nossos pecados.

Existem algumas pessoas que defendem e idéia de que Maria ressuscitou ao terceiro dia, assim como Jesus e depois dessa ressurreição fora levada aos céus, porém essas idéias não encontram base na bíblia e nem no catecismo da Igreja Católica.

Fica-se claro dessa forma que Maria não Ressuscitou, pois não houve a separação da alma dela em relação ao seu corpo como aconteceu com Jesus, mas foi levada para o céu, em corpo e alma, por tanto, foi assunta e está a interceder por cada um de nós, que somos seus filhos.


2. Por que nenhum dos escritores sagrados da palavra de Deus ousou narrar a Ressurreição de Maria?

Porque já sabemos que a ressurreição dela não aconteceu de fato. Essa foi uma tradição surgida em um determinado momento, mas que não encontra embasamento na bíblia nem na doutrina católica. Também devemos saber que os autores Sagrados não estavam preocupados em registrar por escrito os mínimos detalhes em relação aos acontecimentos bíblicos. A intenção principal deles era a de mostrar para o povo da época as ações de Deus na história do povo.

3. A visão de São João no apocalipse tem alguma coisa haver com a suposta Ressurreição de Maria?
Não. Faz uma simbólica alusão à assunção de Maria, demonstrando que esta Mulher está no céu e a sua coroação como Rainha do universo.
Dom Estevão Bettencourt tem um artigo interessante sobre o apocalipse e sobre este episódio ele assim se expressa:

“Quanto à Mulher, não pode ser identificada com algum personagem individual, mas é a Mulher que perpassa toda a história da salvação. Com efeito; já à primeira Eva (= Mãe dos vivos ou da vida) Deus prometeu um nobre papel na obra da Redenção. A primeira Eva (= Mãe da Vida) se prolongou na Filha de Sion (o povo de Israel, do qual nasceu o Messias); a filha de Sion culminou na Segunda Eva, Maria SS., que teve a graça de ser pessoalmente a Mãe de Redentor; por isto em Ap 12, 1s a Mulher é gloriosa como Maria, mas dolorida como o povo de Israel. A maternidade de Maria continua na da Santa Mãe Igreja; esta tem a garantia da incolumidade (cf. Mt 16, 18) que Cristo lhe prometeu, mas os filhos que ela gera nas águas do Batismo estão sujeitas a ser atingidos pela sanha do Dragão, que age neste mundo como um Adversário já vencido, mas cioso de arrebanhar os incautos que lhe dêem ouvidos (S. Agostinho diz que o demônio é um cão acorrentado; pode ladrar, fazendo muito barulho, mas só morde a quem se lhe chegue perto). Por último, a Mulher-Mãe, que exerce sua maternidade por toda a história da salvação, se consumará na Jerusalém celeste, a Esposa do Cordeiro (Ap 21s).”

10 comentários:

Ivanilson disse...

Gostaria de agradecer pelos esclarescimentos.
Que Nossa Senhora Assunta aos ceus possa entao nos dá discernimento, para compreendermos o que a história nos conta e ensina, para nao cairmos em "Falsas verdades", que alguns por ai nos conta.
Concluindo, Maria esta assunta ao ceu, e ela nao passou pela morte, foi levada pelo seu propio filho para o ceu, onde foi coroada de gloria.
Forte abraço.

Antônio Jedson disse...

Acredito piamente na ressurreição de Lázaro.Mas sempre me encuco ao pensar assim: "Ele já estava preste a entrar em decomposição,
pois num dos evangelhos se fala no possível odor exalado de seu corpo.
Realmente ele estava morto.Só que o próprio Jesus disse: "Ele dorme". Esse possível sono transcende qualquer conjectura humana.E onde estaria a alma de Lázaro? Provavelmente no purgatório, pois se ele estivesse no céu, seria um contrassenso Jesus
ressuscitá-lo para uma vida terrena, sujeita ao pecado.
Como ele acolhia Jesus fisica e espiritualmente, Jesus tinha-lhe um grande amor, gratidão. Seu amor a Lázaro fê-LO até chorar quando ficou sabendo de sua morte.Logo, jamais Jesus deixaria sua alma ir para o inferno.
As seitas/religiões protestantes não aceitam a existência do purgatório,rejeitam os Macabeus I e II,nos quais a Igreja Católica encontra algum fundamento da existência do purgatório .Algumas delas ensinam que, logo após a morte, a alma vai para o céu ou para o inferno;outras, que os mortos permanecem num sono profundo, inconsciente, aguardando o juízo final . Nesse juízo, os salvos vão para o céu e os condenados, para o inferno".
Será que a ressurreição de Lázaro
pode servir de base para a existência do purgatório?

Desculpem minha inquietação nesse
assunto envolvendo a ressurreição de Lázaro.Mas o importante é acreditar que para Deus tudo é possível. O pensamento e a vontade de Deus são diferentes do pensamento e da vontade dos homens.
Antônio

Anônimo disse...

a biblia nao revela nada ha respeito da ressureicao ou assuncao de Maria entao nao se preocupem com esta questao, como Jesus ja disse tem muitas coisas que nao poco lhes contar porque ainda nao estao preparados. Ainda nos escritos de Paulo Ele dis: Nao se ocupeis com longas discusoes que nao levam ha nada. Peso a voces falam de Jesus Cristo somente e dos seus feitos e o que Ele pode fazer por nos Amem!Se tem misterio na vida de Maria nao e para nos sabermos ainda. Lembre-se: O homens amarao mais a criatura do que o Criador assim disse DEUS!

Anônimo disse...

'' Não está na bílbia não é verdade, ou é pecado...'' Parem com essa mania protestante de basear tudo na bíblia ! nem tudo está na bíblia ! Só os ignorantes que não amam Maria, ninguém conhece Jesus sem conhecer Maria a sua mãe, Maria é modelo de santidade... '' Infelizmente, a serpente conseguiu introduzir o veneno do seu ódio contra Maria no coração de nossos irmãos protestantes. Temos de ter piedade deles, e não segui-los. Temos que ajuda-lós a se libertar desse ódio contra Maria. '' A assunção de Maria aos céus é um Dogma da Igreja Católica um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não pode pairar nenhuma dúvida. Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado, nem mesmo pelo Papa ou por decisão conciliar. Por isso, os dogmas constituem a base inalterável de toda a Doutrina católica e qualquer católico é obrigado a aderir, aceitar e acreditar nos dogmas de uma maneira irrevogável.... não é a opinião de uma pessoa que vai mudar este dogma.. A paz do Senhor esteja convosco e o a amor de Maria esteja no seu coração !

Eudes ,agora no caminho de obediência disse...

COMO NÃO EMBASAR TUDO NA BÍBLIA SE ELA MESMA FOI FEITA COM O INTUITO DE SER BASE PARA A HUMANIDADE....? IGNORANTE É QUEM NÃO CONSEGUE VER ESSA VERDADE... ACEITA TUDO E QUALQUER BALELA QUE A IGREJA CATÓLICA IMPÕE...É POR ISSO QUE ESTÁ APODRECENDO NA PEDOFILIA.... TA FEDENDO NA PROSTITUIÇÃO ESPIRITUAL COM OUTROS deuses... ( SEMELHANTES A ELES SE TORNARÃO - É BÍBLICO. )

Anônimo disse...

E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
1 Coríntios 15:49-54

JOSÉ BARBERA FILHO disse...

CONFORME VERSÍCULOS ACIMA,PROVA QUE MARIA DORME JUNTAMENTE COM OS SALVOS EM JESUS ESPERANDO SEU RETORNO,CARNE E SANGUE NÃO HERDA O REINO DE DEUS,É PRECISO QUE NOSSO CORPO CORRUPTÍVEL SE TRANSFORME EM CORPOS INCORRUPTÍVEL,ISSO SÓ SERÁ POSSÍVEL SOMENTE QUANDO CRISTO VIER BUSCAR OS SEUS,ESSA HISTÓRIA É PURA ESPECULAÇÃO E DESVIO DE FÉ,DEUS COBRARÁ DESSA PESSOA E DE TODOS QUE ESCONDEM A VERDADE

Maria Cardoso disse...

Prestem atenção ao que a Bíblia diz e não ao que a Igreja diz! Não há passagem bíblica falando sobre a ressurreição de Maria. Acordem enquanto há tempo minha gente. Peçam ao Espírito Santo para lhe revelar a verdade e leiam as sagradas escrituras. Eu fiz isso, orei bastante e não foram homens que me mostraram a verdade, foi Deus. E Ele fará o mesmo por vc! Eu era cega pelos ensinamnetos errados da Igreja católica, mas Jesus me libertou. Graças a Deus. Se vc duvida, leia a Bíblia e Deus fará o mesmo por vc. "Conhecerei a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32 Foi a melhor coisa que já aconteceu em minha vida! E hoje oro para que Deus liberte as pessoas da cegueira desta igreja católica, em nome de Jesus! Eu era cega, abominava evangélicos, mas Deus me libertou! Obrigada Jesus! Glória a Deus!

jsnunes disse...

creio em Deus Pai e Filho e no Espirito Santo,e na Biblia pois é a palavra de Deus, e nela não esta escrito que Maria ressucitou e que subiu ao céu em corpo e alma, por isso não passa de envenção do homem
JS.nunes

Anônimo disse...

Uma mentira religiosa tem muito poder.