Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Devemos rezar pelos mortos?

A oração pelos mortos já era uma prática comum até mesmo antes de Cristo. Um exemplo disso é a oração feita por Judas Macabeu, após um conflito militar:

“No dia seguinte, Judas e seus companheiros foram tirar os corpos dos mortos, como era necessário, para depô-los na sepultura ao lado de seus pais... E puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido... Era esse um bom e religioso pensamento; eis porque ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.” (II Mac 12, 39.42.46).

A Igreja católica ora pelos mortos desde o tempo dos apóstolos, como nos confirma a didaqué (primeiro catecismo cristão ou instrução dos doze apóstolos):

“Ao fazerdes as vossas comemorações, reuni-vos, lede as Sagradas Escrituras... tanto em vossas assembléias quanto nos cemitérios. O pão duro que o pão tiver purificado e que a invocação tiver santificado ofereça-o orando pelos mortos...”

S. João Crisóstomo (349.407), bispo e doutor da Igreja:

Levemos-lhe socorro e celebremos a sua memória. Se os filhos de Jó foram purificados pelos sacrifícios de seu pai (Jó 1,5). Porque duvidar que a nossa oferenda em favor dos mortos lhes leva alguma consolação? Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer as nossas orações por eles..(Hom. 1Cor 41,15).

O papa João Paulo II assim se expressa nesse sentido:

.A tradição da Igreja exortou sempre a rezar pelos mortos. O fundamento da oração de sufrágio encontra.se na comunhão do Corpo Místico... Por conseguinte, recomenda a visita aos cemitérios, o adorno dos sepulcros e o sufrágio, como testemunho de esperança confiante, apesar dos sofrimentos pela separação dos entes queridos..(LR, n. 45, de 10/11/91).

Pode-se perceber que a oração pelos mortos tem todo um embasamento nas Sagradas escrituras, na Sagrada Tradição e no Sagrado Magistério. E não há uma melhor oração do que a da missa, por isso muitas pessoas têm essa belíssima atitude de colocar intenções nas missas pelos falecidos.

Nenhum comentário: