Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Existe alguma relação entre o carnaval e a quaresma?

Não há nenhuma relação, do ponto de vista da doutrina católica, entre o carnaval e a quaresma. Também devemos saber que não foi a Igreja quem inventou o carnaval. Esta festa remonta aos costumes dos gregos e romanos antigos, pois estes saíam de suas casas em festas de um enorme carro, parecido com um navio em homenagem ao deus Dionísio ou Baco, como nos ensina o cônego José Geraldo.
Não foi a Igreja quem inventou o carnaval, muito pelo contrário ela sempre se preocupou em dar um sentido mais ético para esta festa. Até mesmo porque no começo do cristianismo era muito comum a busca dos primeiros cristãos de cristianizar determinadas festas pagãs.
Após a consolidação da quaresma oficialmente pela Igreja, como já era costume as práticas de jejum e abstinência de carne, muitos aproveitaram a festa do carnaval para tentar fazer de uma só vez tudo o que não devem fazer na quaresma. Desse pensamento é que surge a falsa legitimidade da promiscuidade do carnaval.
Por tanto a Igreja prega contra muitos pecados que são cometidos no tempo do carnaval, não contra a festa em si, mas contra os exageros, que sem dúvida atrapalham a preparação do nosso coração para o período quaresmal.

Um comentário:

"PRA SER SANTO..." disse...

Ola irmao, Paz e bem,
Gostaria de fazer minhas sinceras reclamaçoes, rsrsrs...rs.
Amigo o que esta acontecendo acesso varias vezes durante a semana, buscando ler tuas postagens, pois sao ricas em conhecimentos, depois que passei a acessar este blog minha fe na santa igreja fortaleceu de fato, por isso gostaria de deixar registrado aqui para que seus outros leitores possam ver que de fato o FORTALECENDO A NOSSA FE, faz acontecer isso nas nossas vidas. Aproveitando o ensejo gostaria de parabenizar o aniversario do programa na Radio Salesiana Pe. Cicero.
Amigo espero entao que voce arrajasse um tempinho na sua imensa agenda pra postar novas reflexioes, pois isso nos faz bem.
Um grande abraço e Deus e Nossa Mae Maria Santissima te abençoe sempre.

Ivanilson
Ser Santo
prasersanto@hotmail.com