Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

terça-feira, 22 de abril de 2008

As almas do purgatório podem interceder por nós?

A Igreja ensina que o purgatório é um estado de purificação e para lá vão os que se esforçaram muito para realizarem a vontade de Deus. Nesse sentido as almas do purgatório, após passarem pela purificação, irão para o céu. Assim se expressa o Catecismo da Igreja Católica:
“Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, estão certos da sua salvação eterna, todavia sofrem uma purificação após a morte, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu.” (CIC parágrafo 1030).

O catecismo também deixa claro que nós devemos rezar pelas almas do purgatório e que elas também intercedem por nós quando as invocamos (Obs.: Não confundir invocar: contar com o auxílio e evocar: chamar para perto de si).

“A nossa oração por eles [no Purgatório] pode não somente ajudá-los, mas também torna eficaz a sua intercessão por nós”. (CIC, § 958).

Muitos teólogos importantes como São Roberto Berlarmino, o papa Clemente XI , etc. Pode-se destacar também as palavras do saudoso João Paulo II: “... Igreja do Céu, Igreja da Terra e Igreja do Purgatório estão misteriosamente unidas nesta cooperação com Cristo para reconciliar o mundo com Deus.”(Reconciliatio et poenitentia, 12).
Portanto, podemos sim contar com a intercessão das almas do purgatório!

3 comentários:

Pequenas Missionárias de Maria Imaculada disse...

Jair, Muito bom o seu blog.! Não pare! Deus t abençoe. Ir. Patricia, PMMI

google mil disse...

Mano, morreu morreu, a unica pessoa que intercede por nós é o espirito santo.

lecklck disse...

Por favor, com todo respeito.. respondam essa pergunta: onde ta escrito na biblia q agente vai para um lugar de aperfeiçoamento da santidade? quem pode nos purificar? o q podemos fazer para nos purificar, seria suficiente para ser salvo?