Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Existem as almas sabidas e entendidas?

Igreja não fala na existência das almas vaqueiras, sabidas e entendidas. Elas fazem parte da cultura popular e estão inseridas nas longas listas de devoções que as pessoas têm, sem uma oficial aprovação eclesiástica. Gilbraz Aragão assim se expressa em seu artigo “religiosidade popular” (In: TAVARES, S. (Org.) INCULTURAÇÃO DA FÉ. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 239-257)

“A maioria da população, conservando elementos da tradição antiga, reinterpretou o catolicismo romano... O núcleo é a devoção aos santos, não somente os canonizados, também as denominações locais e familiares (crianças assassinadas) e santos anônimos (almas vaqueiras ou benditas).”

Nesse sentido essas devoções devem ser acompanhadas para que não entrem em contrariedade com princípios da fé católica. Até nenhum católico está obrigado em acreditar na existência de tais almas.

Um comentário:

Ivanilson - Pesqueira/PE disse...

Querido Jair,
Muito boa essa sua postagem sobre as almas. Lendo-a lembrei-me das missas que vou na minha paróquia, as vezes aparecem intenções para essas tais "almas vaqueira". daí me levantou uma questão, as vezes acontecem de, alguns padres entorpecidos pelo dinheiro, deixam-se levar e, permitem que se faça inteçoes nas missas por coisas absurdas, muitas delas podem até nao ser coisas demais, mais na minha opiniao devemos pedir em intençoes de missas, por coisas realmente essenciais e que nao deixem fugir da essencia principal que a EUCARISTIA é. Entao devem se ter o minimo de preocupaçoes por parte das pessoas que formam a administraçao das paroquias o cuidado no que deve ser lido nas inteçoes.
Um forte abraço irmao, Deus abençoe cada vez mais a tua grande missao de levar o Reino de Deus as naçoes.