Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

A paz

Esta palavra vem do latim “pax” e segundo o site de pesquisa Wikipédia: “pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objectivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.” Dessa forma é perceptível a necessidade da busca da paz para que se preserve a harmonia e o bem estar das pessoas de forma geral.
Ao longo da história pode-se observar que sempre houveram conflitos entre as sociedades pelos mais diversos motivos, porém a guerra e a violênca sempre foram vistas com maus olhos pelas pessoas, em todas as épocas. Por isso reflexões sobre a promoção da paz sempre foram relevantes nas mais diversas sociedades.
Em meio a tantos progressos na ciência e na tecnologia a sociedade comtemporãnea vem a pensar eticamente sobre a aplicabilidade da paz no contexto atual. Nesse sentido a Declaração sobre o uso do progresso científico e tecnológico no interesse da paz em benefício da humanidade, assim se expressa:

“Todos os estados promoverão a cooperação internacional com o objetivo de garantir que os resultados do progresso científico e tecnológico sejam usados para o fortalecimento da paz e a segurança internacionais, a liberdade e a independência, assim como para atingir o desenvolvimento econômico e social dos povos e tornar efetivos os direitos e liberdades humanas.”



Com isso estas características da sociedade contemporânea citadas anteriormente, não têm sentido se não forem orientadas para o bem das pessoas. Dessa forma a paz social é fruto de uma vivência ética das relações sociais e da busca do bem comum, sobrepondo-se aos interesses particulares.

Nenhum comentário: