Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

A importância da Igreja Católica na Idade Média

Infelizmente muitas pessoas hoje têm uma imagem bastante distorcida do verdadeiro papel da Igreja Católica na Idade Média. Tal imagem é fruto de uma concepção unilateral do medievo, através da qual não se abre espaço para uma investigação histórica séria desse período, livre de quaisquer preconceitos e/ou dogmatismos.
A Idade média, ao contrário do que se pensa, não foi um período de “trevas”, mas de singular importância na origem e no desenvolvimento da civilização ocidental. Inicia-se com as invasões dos bárbaros no final do século V. Nesse tempo a Igreja Católica já tinha um grande espaço na sociedade e era a única instituição que tinha condições suficientes de sobreviver em meio à desagregação do império romano do ocidente.
Os povos bárbaros tinham muitos costumes diferentes entre si e a Europa ficou como que um mosaico colorido com culturas bem diversificadas. Nesse sentido a Igreja, no processo de catequização dos bárbaros era quem favorecia uma identidade cultural comum entre tais povos, construindo as bases da civilização ocidental. Muitos papas ganharam muitos prestígios entre os reis, que na sua grande maioria se tornaram cristãos e doava terras à Igreja. Assim a Igreja se tornava uma instituição ainda mais forte e que detinha poderes espirituais e temporais.
Nesse tempo muitas pessoas e ordens católicas salvaguardaram a identidade ocidental. Nomes como os de Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Santo Anselmo, São Francisco de Assis, São Patrício, São Leão Magno, São Gregório Magno, São Bento, São Columbano, Santo Odilon, São Nilo, São João Gualberto, São Romualdo, São João Gualberto, Santo Henrique e tantos outros, são sinais vivos da atuação de Deus por intermédio da Igreja junto à sociedade medieval. Além disso, os mosteiros eram lugares que guardavam não só a espiritualidade monástica, mas também muitos escritos da antiguidade clássica.
No período final das invasões bárbaras (por volta de 1000 d.C.) a Igreja passou por um período muito difícil, pois alguns reis, visando o fortalecimento da sua autoridade receberam o direito de elegerem bispos por sua própria conta, temos então um período onde muitos membros da hierarquia da Igreja não tinham uma devida preparação para assumirem sua missão, por isso muitas atrocidades foram cometidas, porém nem isso veio a destruir a Igreja, pois foi o próprio Jesus quem disse: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16).
A Igreja, diferentemente do que muitos falam também se dedicou à ciência, embora limitada pelas condições históricas de cada tempo. Muitos padres foram grandes cientistas. Por exemplo, o Pe. Nicholas Steno hoje é considerado o “pai da geologia”. Praticamente o fundador da egiptologia foi o padre Athanasius Keicher. O Pe. Giambattista Riccioli foi pioneiro na medida da taxa de aceleração de um corpo em queda livre. Os Jesuítas se dedicavam tanto a estudos ligados à sismologia que tal ciência ganhou o apelido de “a ciência dos jesuítas”.
Com tudo isso se pode observar que a Igreja católica é alvo de muitas calúnias e interpretações erradas de sua história. Evidentemente pelo fato da Igreja ser feita de homens santos e pecadores, muitas pessoas ligadas à hierarquia ou não cometeram muitas atrocidades, porém devemos saber que existem muitos inimigos dela que propagam fatos tendenciosos e distorcidos da sua história. Assim não devemos negar a grande importância que teve a Igreja Católica desenvolvimento da civilização ocidental.

21 comentários:

Ivanilson - Pesqueira/PE disse...

A pax de Jesus irmao,
Excelente reflexao sobre a igreja na Idade Média.
Nao sei se é por causa da minha ignorancia com relação a historia, mais eu sempre tive realmente uma visao distorcida da historia da Idade Media, bem como voce mencionou no inicio do texto. Logo quando se fala em: Igreja e Idade media, logo me vem a lembrança da Sta Inquisição assunto que nao tem fim. sim porque por que tenha ouvido e lido a respeito, uma grande duvida me vem. Porque tante crueldade numa igreja que preva a vida e a vitoria em Cristo? Sei que epoca tem sua realidade, assim como nos vivemos grandes crueldades nos tempos atuais nao era diferente da epoca. Bem sei que santa inquisição deva ser assunto passado e que nao é bom lembrarmos, mais devemos deixar claro meu querido e amigo Jair. A parte cruel daquela epoca pode ter sido encerrado, mais aina hoje encontramos pessoas que se usam da fé catolica pra se aproveitar, e isso deve ser extinto tambem. Costumo dizer que a igreja catolica e Santissima. E essa imagem ruim que as vezes vemos estampados na midia faz parte de uma grnade minoria que se infiltraram nela pra distorcer aqueilo que é a verdade do evangelho, ou seja, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Forte abraço irmao! Fica com Deus.

Rafael Lima Souza disse...

Oi! Eu já add um link no meu blog para o Fortalecendo a nossa fé!
E adicionei links para as suas postagens!

Meu coração é uma ilha disse...

Puxa elucidadativo seu texto, nunca li nada tão claro!! parabéns!!!

Anônimo disse...

VCS SÃO UM MONTE DE IDIOTAS,CANALHAS,BESTAS,SEM VERGONHA,POIS ESSE SITE É UMA MERDA,VAI TOMAR NO CÚ!!!!!!!!!!
ASS:ANONIMOOOOOOOOO

Anônimo disse...

Idiota é tu que fica digitando um monte de besteira! seu vagabundo vai trabalhar...

Anônimo disse...

Sinceramente, é um erro ter essa merda d Igreja Catolica no mundo! Nao tenho nenhuma religiao, mas esses mizeras q inventam q quem foi o grande criador da Igreja catolica foi Jesus Cristo, só podem estar com o pau no cu!!!

Jesus naum venho nesse mundo, pra pregar religiao... essa merda d igreja só se aproveitaaaaaa!
Eu me irrito só de falar dessa igrejinha de merda! E essa mizera d adoração, q santo disso, q maria é isso... Primeiramente santo só tem um q é Jesus... Maria naum é essa eterna virgem q os catolicos acreditam, e ela naum é santa nem no inferno!
Esses catolicos,são tolos demais!Parecem q naum estudam.... acordemmmmmmmmm, prestem arenção na merda q vcs estão seguindo e como os seus valores estão distorcidosss!
Kramba!!! ta na hora d vcs catolicos, acabarem com essa merda e como seria bom q essa desgraça de religiao fosse destruida!!!!

Everton disse...

sou católico entretanto não podemos deixar de lado os grandes erros da Igreja católica naquela época, como :Se a Igreja tinha tantas terras porque não ajudar os pobres? Porque eram vendidos objetos falsos ditos "santos" quando a igreja estava em crise? Pra que tantos santo? nem todos merecem ser santos. Temos que ver os dois lados da moeda e apreendermos isso em nosso cérebro para depois criticar.

Anônimo disse...

Isso é um absurdo o que vc escreveu!!! A história por mais parcial que ela tenha sido, ela n oculta os fatos!!! Você está distorcendo uma realidade já comprovadamente afirmada e estudada!!! Antes de publicar algum texto tenha consciencia científica do que vc está escrevendo!!!!

Anônimo disse...

voces nao vao pro seu mesmo e ficam digitando esse monte de merda tudo bem que santo nao existe né masss ema ema cada um com seus problemas

só to postando esse comentario que eu to com vontade de escrever, é muito dahora digitar rapido vao para a igreja assembleia de deus do ministerio de belem de preferencia falowww
xau po seis

Anônimo disse...

ai é difício falar mas nw sei. nw podemos julgar!!!!!!né?

danilian disse...

o meu professor de historia pediu para fazermos uma redaçao sobre O PAPEL DA IGREJA CRISTÃ NA IDADE MEDIA e eu dei um jeitinho de pesquisar na net vou fazer o resumo e dar um jeito para q ele nw perceba

Anônimo disse...

'Conhecerás A "verdade"e A"verdade"
vos libertará.

.... Apc 18
4 : E ouvi outra voz do céu que dizia: Sai dela , povo meu, para que não sejas participantes dos seus pecados , e para que não incorras nas suas pragas.
5: Porque já os seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.

Anônimo disse...

PREZADO Jair

Não sei se é Padre ou Leigo , mas tenho certeza que precisa conhecer melhor a História de sua Igreja.
Se quiser saber mais sobre esse assunto entre no GOOGLE e digite:
A IGREJA CATÓLICA E A "SANTA INQUISIÇÃO", OU ENTÃO : AS TORTURAS
FEITAS PELO CATOLICISMO ROMANO AOS
HEREGES, ou ainda A IGREJA CATÓLICA E A PEDOFILIA (antiga prática acobertada pelo Papa BENTO XVI- antigo Cardeal RATZINGER).
OU DIGITE O QUE VOCÊ QUISER QUE TENHA ESSE NOME 'IGREJA CATÓLICA" NA IDADE MÉDIA E NA IDADE MODERNA
-SÓ ACHARÁ PODRIDÃO.
E AINDA TEM CATÓLICO QUE DIZ :
-TENHO ORGULHO DE SER CATÓLICO!
ORGULHO DE QUE?
PIOR CEGO É AQUELE QUE NãO QUER VER".

Anônimo disse...

É, COMO É INCRÍVEL A HISTÓRIA DA 'IGREJA" CATÓLICA... PRA COMEÇAR, DESDE A ANTIGUIDADE ELES MATARAM MUITOS EM NOME DE "DEUS". NA SANTA CEIA O PADRE TOMA O VINHO E OS FIÉIS COMO O PÃO, NA VERDADE DA PALAVRA DE DEUS TODOS QUE SE ACHAREM DIGNOS DE PARTICIPAR DA CEIA COMEM DO CORPO (PÃO)E BEBEM DO SANGUE (SUCO DE UVA), MAS OS PADRES BABUM NÃO PERDEM A OPORTUNIDADE, NÉ? E AS FREIRAS QUE TEM FILHOS DE PADRES E DEPOIS ABORTAM, NÃO SERIA UM ATO CONDENADO PELA IGREJA, O ABORTO? NA BIBLIA FALA QUE SE O HOMEM VIVE ABRASADO QUE SE CASE, HÁ, MAIS PADRE NÃO CASA NÃO É MESMO? E TANTAS COISAS QUE FIZERAM COM OS PROTESTANTES NÉ? MATARAM TANTOS EM NOME DE "DEUS". E TUDO QUE ELES FALAVAM É QUE JESUS É O VERDADEIRO CAMINHO. MAS MATARAM ELES, ASSIM COMO, AQUELE POVO RELIGIOSO QUE CRUCIFICOU JESUS NA CRUZ!TANTAS ESTATUAS DE MERDA VCS TEM NA SEITA, OPS, PENSEI ALTO, IGREJA NÉ... TANTOS IDOLOS DE BARRO E PEDRA, A TAL DA CIDINHA, PEDRINHO, ZEZINHO E LUIZINHO, ETC... HIPOCRITAS SÓ A DEUS ADORARAS E SO A ELE DARAS CULTO, ESTA ESCRITO!!! VCS SAO CEGOS MAS O BOM E QUE ALGUNS DE VCS ESTAO SE CONVERTENDO AO VERDADEIRO EVANGELHO. EVANGELHO AQUELE QUE OS EVANGELICOS PROTESTANTES PREGARAM E PREGAM ATÉ HOJE! SO JESUS SALVA!

Anônimo disse...

olha só anônimo guarda sua arroguancia pra vc e respeite o que cada um acha se esta tão encomodado então faça melhor ue e qué sabe EU TENHO ORGULHO DE SER CATÓLICO TÁ a igreja católica tem seus defeitos mas é uma otimá igreja!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Hoje eu tive a experiência de rever todos os meus conceitos do por que a historia de cristianismo caminhou da forma que foi e pude evoluir muito na minha fé. Mas infelizmente, não são todos que conseguem enxergar que se tudo acontece de forma errada é porque o ser humano fica deslumbrado com a possibilidade de manipular seu irmão... Tenho propriedade em dizer que os erros cometidos por uma igreja não são feitos pelas mãos que a constroem, mas sim pelas q a dominam... Um pastor que não sabe olhar para suas ovelhas com carinho, mas sim como "lucro", não saberá orienta-las, e a ovelha, por sua vez, se não buscar descobrir qual o caminho certo, se desvirtuara junto a seu Pastor... O Catolicismo cometeu grandes erros em função de muitos seus fies não saberem ler então serem fáceis de manipular (um dos primeiro foi Constantino I, que sequer acreditava em toda aquela fé); e Lutero abriu os olhos desse povo mostrando a eles que Deus não queria que eles dessem seus bens a Igreja; e com isso ele foi atacado como milhares de pessoas. Agora eu me pergunto será que isso não acontece mais? Porque quando uma fé busca condenar a outra como errada, não vejo diferença alguma na ação da Inquisição. O grande pecado do homem é acreditar que está plenamente certo, pois ele passa a acreditar que não precisa ouvir ninguém, sendo assim, como Deus usará seu irmão para falar contigo? Sou Católica com muito orgulho, e sempre vou pedir interseção de Nossa Senhora Aparecida, pois sei que através dela, O Pai, O Filho e O Espirito Santo falam comigo, assim como todos meus irmãos de Fé que pregam o Evangelho com a mesmo amor devotado pelos discípulos, e inúmeros Santos que são grandes EXEMPLOS para nós fieis, assim como o PASTOR a sua Igreja...

Anônimo disse...

Hoje eu tive a experiência de rever todos os meus conceitos do por que a historia de cristianismo caminhou da forma que foi e pude evoluir muito na minha fé. Mas infelizmente, não são todos que conseguem enxergar que se tudo acontece de forma errada é porque o ser humano fica deslumbrado com a possibilidade de manipular seu irmão... Tenho propriedade em dizer que os erros cometidos por uma igreja não são feitos pelas mãos que a constroem, mas sim pelas q a dominam... Um pastor que não sabe olhar para suas ovelhas com carinho, mas sim como "lucro", não saberá orienta-las, e a ovelha, por sua vez, se não buscar descobrir qual o caminho certo, se desvirtuara junto a seu Pastor... O Catolicismo cometeu grandes erros em função de muitos seus fies não saberem ler então serem fáceis de manipular (um dos primeiro foi Constantino I, que sequer acreditava em toda aquela fé); e Lutero abriu os olhos desse povo mostrando a eles que Deus não queria que eles dessem seus bens a Igreja; e com isso ele foi atacado como milhares de pessoas. Agora eu me pergunto será que isso não acontece mais? Porque quando uma fé busca condenar a outra como errada, não vejo diferença alguma na ação da Inquisição. O grande pecado do homem é acreditar que está plenamente certo, pois ele passa a acreditar que não precisa ouvir ninguém, sendo assim, como Deus usará seu irmão para falar contigo? Sou Católica com muito orgulho, e sempre vou pedir interseção de Nossa Senhora Aparecida, pois sei que através dela, O Pai, O Filho e O Espirito Santo falam comigo, assim como todos meus irmãos de Fé que pregam o Evangelho com a mesmo amor devotado pelos discípulos, e inúmeros Santos que são grandes EXEMPLOS para nós fieis, assim como o PASTOR a sua Igreja...

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto. Ele traz fatos e curiosidades. Fiquei triste de ver tanto comentário ruim e destruidor. Mas, não ligue, continue na sua fé.
Obrigada.

Anônimo disse...

o blog e legal mas não tem minha resposta valeu ass thiago

Anônimo disse...

Cada um de voces tem uma religiao. ninguem anda criticando religiao de ninguem. so os que ficam em casa e falam que adoram a Deus mais na verdade nem sabe de nada. Nao adianta adorar a Deus so em casa não. Voces tem que ir pra igreja. Porque criticar a religiao dos outros é facil. agora eu quero ver voces pegarem uma biblia pra ler. quero ver voces ao menos se quer saber a historia de cada religiao. antes de ficarem criticando a religiao dos outros, saibam primeiro o que dizem e não falam o que nao sabeem. seeus bando de pecadoreees . Que Deus dê o castigo que voces merecem.

Anônimo disse...

olha ao contrário do que muitas pessoas pensam a Igreja da idade media não é igual a nossa Igreja. e para as pessoas que acham que Jesus n existe e tals mas a muitas provas que existiu sim uma pessoa que falava que havia recebido uma mensagem de Deus e estava andando pela europa e pregando e que muitos reis queriam o matar ( n sou cristã e n tenho religião só estou a favor da história). então acho meio descenecessario escrever um bando de palavrão pq a pessoa que escreveu este documentário é bem mais inteligente que a pessoa que fica xingando achando que assim vai aumentar o seu ego fragil