Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Por que o nome de Deus não é Jeová?

O nome Jeová é uma forma tardia e errônea do termo “Yahweh”. Na língua Hebraica no Antigo testamento não havia vogais. As vogais só foram introduzidas pelos massoretas no século VIII d.C. Por isso o nome de Deus na língua original é formado pelo tetragrama: YHWH. Além disso, era tido como impronunciável. Os Judeus nem ousavam tentar pronunciar, principalmente a partir do exílio da babilônia no ano 587/6 a.C. Os Israelitas resolveram substituir esse nome por “Adonay” que em hebraico significa: Senhor. Arbitrariamente os rabinos após o século VIII d.C colocaram no tetragrama as vogais: EOA, transformando em YEHOWAH (Jeová). Esse termo também foi adotado por algumas correntes do protestantismo no século XVI. Para tornar o tetragrama pronunciável há registros de que alguns cristãos incluíram as vogais AE, resultando em Javé. Porém, quem estuda hebraico sabe que era impossível o nome de Deus ser Jeová, pois como foi citado anteriormente, no tempo em que a bíblia foi escrita a língua hebraica ainda não possuía nenhuma vogal!!!

3 comentários:

ADVENTISTA disse...

O NOME DE DEUS É JEOVA , NA TRADUÇÃO BRASILEIRA. VC TA E LOKO AMIGO, ESTUDE MAIS... VAI CUIDAR DOS PADRES PEDOFILOS Q VC GANHA MAIS.

Anônimo disse...

Lógico que é Jeová! Existe uma coisa chamada Transliteração amigo. já ouviu falar?

E outra e quem disse que os judeus são referencia de tudo? Jesus veio a Terra para abolir a lei mosaica e pregar a lei do amor! Assim como o nome de seu pai. Tem um mandamento que diz, "não deves falar o nome de Deus em VÃO", de um modo fútil. Porém deve chamá-lo quando necessário!

Estude mais um pouco ok?

EDITORA LUZ DA VIDA LTDA disse...

Estudo as manifestações divinas e como não tenho religião, sou privilegiada por não ser partidária de nenhuma filosofia ou teologia. Assim só tenho que dar os meus respeitosos parabéns ao dono deste blog porque os seus escritos são breves mas foram os mais sóbrios que li dentro de tudo o que se escreve na Internet. Quando aos comentários aqui como escritora e editora que sou, estou habituada a ler algumas aberrações de pessoas que se julgam inteligentes. Mas é bem melhor comentar do que passar sem o fazer. Pelas palavras se identificam os seres. Cumprimentos. Luz http://verdaderigor.blogspot.com/