Seja bem-vindo

Este é um blog que visa o fortalecimento da sua fé!!!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Católicos adoram imagens?


A palavra idolatria é de origem grega “latria” (adoração), neste caso idolatria quer dizer: adoração de ídolos. Nós veneramos as imagens. Venerar também vem do grego “dulia” e significa respeitar. A bíblia considera como pecado a adoração de imagens (Ex 20,4), como faziam as outras religiões da época. Como exemplo pode-se citar as diversas representações do baalismo. Na concepção israelita Deus não pode ser representado, pois ninguém jamais o viu. Assim toda e qualquer representação de Deus está errada. Além disso, os israelitas em determinados momentos cedem à influência de outras religiões e tentam inventar seus próprios deuses, assim Moisés condena suas atitudes: “Aproximando-se do acampamento, viu o bezerro e as danças. Sua cólera se inflamou, arrojou de suas mãos as tábuas e quebrou-as ao pé da montanha.” (Ex 32, 19). Porém o próprio Deus em Êxodo 25 manda Moisés fazer imagens de dois querubins. Dessa forma a Igreja entende que confeccionar imagens para aumentar a mística de nossa espiritualidade não consiste em pecado.
Erroneamente os evangélicos acusam os católicos de Idólatras, porque, segundo eles, existem católicos que adoram imagens. Em primeiro lugar ser católico é seguir os preceitos da Igreja. Não posso dizer que sou católico se não me esforço para fazer o que a Igreja pede, logo se Igreja prega que não devemos adorar as imagens, os católicos que fazem isso deixam de ser católicos autênticos. Pois esta não é uma atitude essencialmente católica. Alguns questionam: “já que Deus mandou fazer uma serpente de bronze (num 21,8), mas o povo começou a adorá-la e ele mandou quebrá-la, por que a Igreja não manda também quebrar as suas imagens, uma vez que muitos católicos a adoram?” E respondo: A Igreja não vai acabar com as imagens porque não se sente idólatra. Quando numa família os filhos assistem programas errados na televisão, os pais não quebram a televisão, mas tentam educar a opção dos filhos. Assim a atitude da Igreja não é de “quebrar as imagens”, mas de orientar os fiéis para um correto uso delas. Por isso é preciso investir na catequese e a Igreja, desde muito tempo tem se dedicado a isso.

10 comentários:

Iêda disse...

Paz e Bem

-Este texto deveria ser lido não só por protestantes mas tbm por muitos que se dizem católicos...
As imagens representam pessoas que passaram pela Terra fazendo a "diferença" e por isso devemos terlos com exemplo de vida!!!

reinaldo disse...

amados irmãos em CRISTO a palavradeDEUS no livro de Isaias
cap42e versiculo8 dizque DEUS éo senhor ea gloria dele ele não dividenão importa se essas imagens são so para veneração abram os olhos pois isso é idolatria sim
amados somente aDEUSse dara louvor
vcs catolicos precisam estudar mais a biblia

FILHA DO CEÚ disse...

Eu sou católica e detesto discutir religião eu sigo minha religião e pronto. Quando eu saio pra evangelizar busco levar a palavra de Deus já os protestantes sempre ue batem na minha porta é pra discutir gostam muito de ficar debatendo cm a igreja.. agora me responda uma coisa... Agrada o coração de Deus isso... Creio eu que nosso pai quer que evagelizemos ... Eu sou catolica e eu não adoro imagens eu adoro o senhor meu Deus;;; Temos que cm verdadeiros catolicos ensinar aos nosso queridos irmãos que não se adoram imagens e não critica los por isso....PROTESTANTES parem cm isso mania de dizer que catolico adoram imagens vcs perdem tanto tempo querendo ser melhor que a catolica e isso não vale apena.. lembre oque diz a palavra aquele que quiser ser o maior seja o menor...as imagens representam pessoas boas amaveis e martires akels que morreram por Jesus....

busquem estudar o catecismo da igreja catolica antes de abrir a boca pra falar o que não sabem...

por amor disse...

Amados, a paz de Cristo e o amor de Maria.Pela graça de Deus também sou católico. Não discute religião com ninguém, mas é nptório a ignorancia de algumas pessoas com relação a nós católicos. Nunca pratiquei a idolátria.Enquanto muitos estão até arrancando o suor de alguns pregadores de TV para idolatrar, isso sim é idolatria,eu busco adorar a Deus, único e trino, em Espírito e em verdade.FILHA DO CÉU, parabéns pela sua colocação. Deus os abençõe.

Fernanda disse...

Ola,
sou evangélica e não tenho nada contra os catolicos, minha familia mesmo é toda catolica. mas nao concordo com certas coisas escritas no terxto acima, porque mesmo que a igreja catolica nao pregue a adoraçao as imagens a bíblia nao condena somente isso, mas condena o proprio ato de fazer uso das imagens. em êxodo e em outros diversos livros da bíblia encontramos versiculos com o seguinte dizer: "não façais para vós imagens de escultura, nem do que está em cima nos ceus nem em baixo na terra".
imagens foram criadas por homens sem nenhuma ordenança de Deus em sua palavra. tenho certeza de que é muito mais agradavel a Deus nós acreditarmos e obedecermos a Sua palavras do que nos firmarmos em palavras de homens.
Pensem nisso.
que Deus abençõe todos voces!

Érica disse...

Se a igreja católica não se sente idólatra, somente faz uso errado das imagens, qual seria o uso correto delas?
A bílbia não diz simplismente para não adorá-las(imagens), mas para não faze-las. "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Deuteronômio 5:8
Se não é para adorá-las, para que elas foram feitas? Eu sei, para que as pessoas desviassem o seu coração e ao invés de adorar somente a Deus como Ele nos ensina, adora imagens, beija, faz pedidos a elas, pois é mais fácil acreditar naquilo que vê. Isso é ingratidão ao Deus e a Jesus, foi Jesus que morreu por mim na cruz e levou sobre Ele todos os nossos pecados e não as imagens, não foi João, não foi Pedro, não foi Maria... Estes foram grandes servos de Deus que são exemplos a serem seguidos pois eles também fizem a vontade de Deus e foram escolhidos por Ele. Merecem respeito, mas não adoração. Adoração somente a Deus.
Seria bom se todos, se convertessem ao Senhor e adorasse somente a Ele.

Anônimo disse...

Érica, concordo com vc plenamente e não mudo uma vírgula, parabéns pelo seu comentário!

Anônimo disse...

bom gostaria antes de tudo de dizer que sou servo de Deus , o Senhor JEsus e o spírito Santo que juntos formam um só

uma pergunta os catolicos dizem não adorar as imagens ok

então porque vcs fazem pedidos, oração, campanhas, beijam, choram, carregam nos braços, fazem procissões e muito mais, gente Jesus ta voltando, pense no que vcs estão fazendo de a unica onra a Deus, JEsus e o Espírito Santo de Deus.

att: PAstor Thiago MEnezes

Anônimo disse...

bom gostaria antes de tudo de dizer que sou servo de Deus , o Senhor JEsus e o spírito Santo que juntos formam um só

uma pergunta os catolicos dizem não adorar as imagens ok

então porque vcs fazem pedidos, oração, campanhas, beijam, choram, carregam nos braços, fazem procissões e muito mais, gente Jesus ta voltando, pense no que vcs estão fazendo de a unica onra a Deus, JEsus e o Espírito Santo de Deus.

att: PAstor Thiago MEnezes

meu email hsadoradores@hotmail.com

Anônimo disse...

Jair, entendi seu ponto de vista sobre a questão "adorar imagens". Porém ainda ficou muito vago essa questão e quando você diz que ser católico é seguir os preceitos da Igreja, começo a ficar incomodado, pois a verdade única ´foi o que Deus nos deixou como forma de viver: a Bíblia. Não posso seguir e colocar como verdade os preceitos de Igreja. Se você pedir a Deus que lhe dê entendimento de Sua Verdade, você verá o que Deus quer dizer com "Adoração de imagens".
Abraços.
Paulo César